AIB Des investisseurs russes présentent des projets d’infrastructures au chef de la diplomatie burkinabè MAP Afrique du Sud: saisie d’une importante quantité de drogues au KwaZulu-Natal (police) AIB Burkina/Sissili : la 2e édition de la coupe du directeur provincial des enseignements post primaire et secondaire de la sissili des U17 lancée AIB SNC 2024/Le gouverneur de la région du Sud-Ouest encourage les artistes AIB Burkina : Lancement d’une plateforme de mise en relation d’ouvriers qualifiés et avec des clients pressés AIB Rue des étoiles : Des stèles sur Kwamé Nkrumah pour immortaliser de valeureux citoyens burkinabè, Resp ACI Congo/Culture: La jeunesse édifiée sur la photographie de la scène ACI Afrique/Musique: Quatre artistes exhortent le public à l’amour MAP Le Maroc et Djibouti résolus à renouveler le cadre de partenariat dans le domaine de l’emploi MAP Adaptation climatique de l’agriculture africaine : principaux engagements des participants à la 4ème Conférence ministérielle de l’initiative « AAA »

Governo prevê cobrir 100% do país com irrigação gota-a-gota nos próximos três a quatro anos


  10 Août      38        Politique (25344),

 

Cidade da Praia, 10 Ago (Inforpress) – O Governo vai acelerar o processo de instalação do sistema de rega gota-à-gota, para que nos próximos três a quatros anos o país esteja a 100 por cento (%) coberto por esse sistema de irrigação.

A informação foi avançada hoje pelo ministro de Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, na abertura do ateliê temático sobre Estratégia de Transformação da Agricultura no Horizonte 2030”.

O governante afirmou tratar-se de um grande desafio, mas que está à altura do país e dos seus habitantes.

Para tal, adianta que o executivo está a apostar em políticas de incentivos de promoção e trabalho no campo para que essa mudança aconteça, permitindo dar um passo na questão da gestão e poupança de água.

“Não vale estarmos apenas a falar que temos que mobilizar mais água. Temos que pouparmos a água, não só através das formas de distribuição, mas, acima de tudo, das formas de irrigação. Nós, em três a quatro anos, temos a obrigação de fazer chegar aos 100% a irrigação gota-a-gota no nosso país”, sustentou.

Gilberto Silva referiu-se também ao nexo energia/água, salientando que a agricultura na parte que cabe à gestão da água tem toda obrigação e toda a necessidade da de reforçar o nexo com a energia.

“Portanto, vamos acelerar a aposta na utilização das energias renováveis para a mobilização e para distribuição de água, com vantagens de ponto de vista ecológico, mas também com muitas vantagens de ponto de vista económico, porque permite depender menos do exterior, e acima de tudo reduzir os custos dos factores de produção no sector da agricultura”, explicou.

Neste sentido, indicou que todo o processo de empresarialização do sector de distribuição da água e os investimentos no domínio da mobilização e distribuição da água que terão de ser feitos estão ligados à questão de governança no sector, que considera fundamental para transformação que se quer.

“Água para agricultura para reforçar a resiliência do sector agrícola” é um dos assuntos apresentados e debatidos durante o encontro, que tem ainda no programa temas como a “estruturação da cadeia de valor e logística agrícola”, e “financiamento da transformação da agricultura no horizonte de 2030”.

Dans la même catégorie