AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Governo prevê que em 2023 a Electra estará pronta para ser privatizada


  29 Novembre      72        Economie (20813),

 

Cidade da Praia, 29Nov (Inforpress) – O Governo prevê que em 2023 a Empresa de Electricidade e Água (Electra SA) vai estar em condições de ser privatizada, estando para já feitos os estudos, bem com a lei permissiva que já foi publicada.
Em conversa com os jornalistas, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou para o próximo ano um calendário de lançamento de concursos e todo o processo de avaliação para sua concretização.
“Nós pensamos que no ano de 2023 poderemos estar em condições de privatizar a Electra”, disse Ulisses Correia e Silva, salientando que tudo será feito com base na lei base das privatizações que impõe um conjunto de critérios e requisitos para que se proceda à privatização.
A privatização da Electra está regulada pelo decreto-lei nº 52 de 21 de Julho de 2021, sendo certo que 25 por cento (%) do capital de cada uma das empresas vão ser destinados a trabalhadores, emigrantes cabo-verdianos e pequenos accionistas.
Nos termos do decreto-lei, o Governo deve realizar um concurso público para a escolha de um parceiro estratégico que pode comprar 75% de uma das empresas ou de duas em bloco.
Em Julho deste ano foi publicado no Boletim Oficial, o decreto-lei 34/2022 que extingue a Electra Norte e a Electra Sul e mandou constituir três novas empresas, sendo uma de produção e outra de distribuição de electricidade que vão ser privatizadas.
O Operador de Sistema Eléctricomantém-se no domínio do Estado.
Cabo Verde quer privatizar ou concessionar até 2026 nove empresas do sector público, das telecomunicações e transportes à banca, segundo resolução do Conselho de Ministros que revoga a lista anterior, de 2017, com mais de 20 e que foi aprovada em conselho de ministros em meados deste mês.
Para além da Electra constam da lista, a Águas e Energia da Boa Vista, a Cabnave, a CV Handling, a TACV e o grupo Cabo Verde Telecom.
Continuam igualmente na lista de privatizações ou concessões que o Governo pretende concluir no período de 2022 a 2026 a Enapor, a empresa de medicamentos e produtos farmacêuticos Emprofac, bem como as empresas de produção de electricidade e água Electra e Águas e Energia da Boa Vista.

Dans la même catégorie