APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Governo promete criar condições para a sustentabilidade das rádios comerciais e comunitárias


  14 Février      40        Politique (25317),

 

Cidade da Praia, 14 Fev (Inforpress) – O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro disse este domingo, que o executivo vai criar condições institucionais para a sustentabilidade das rádios comerciais e comunitárias, prometendo para o efeito um debate com os profissionais e entidades do sector.

O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, que tutela a Comunicação Social, fez estas considerações, em declaração à Inforpress, por ocasião do Dia Mundial da Rádio, que se celebra hoje, 13 de Fevereiro.

O executivo, afirmou Lourenço Lopes, vê com interesse o crescimento e afirmação das rádios comerciais e das rádios comunitárias e trabalhará no sentido da criação das condições institucionais que possam concorrer para a sua sustentabilidade.

Segundo o governante, vai se proceder à revisão da Lei da Rádio e para tal haverá debate com os profissionais do sector e com as entidades do sector da comunicação social no País.

“O Governo de Cabo Verde saúda, com respeito e reconhecimento, a todos os profissionais e colaboradores das Rádios, pública e privada, em Cabo Verde e nas comunidades emigradas”, sublinhou Lourenço Lopes.

A data foi escolhida em 2011 e celebrada em 2012, pois foi nesse dia, em 1946, que a Rádio das Nações Unidas emitiu pela primeira vez, em simultâneo, para um grupo de seis países.

Lourenço Lopes lembrou que a Rádio de Cabo Verde (RCV), que já acumula um percurso de décadas ao serviço da comunicação social e dos cidadãos, “acompanhou os principais e mais marcantes momentos do Cabo Verde Independente e Democrático, dando voz às comunidades locais e às organizações da sociedade, promovendo debates públicos entre actores políticos”.

Na sua perspectiva, a RCV tem dado um “contributo inestimável” para o reforço da identidade e coesão nacionais.

“A Rádio continua a ser um meio de comunicação social de grande confiança dos cabo-verdianos”, enfatizou o Adjunto do primeiro-ministro, acrescentando que a Rádio faz parte do quotidiano dos cabo-verdianos, de Santo Antão a Brava.

Realçando o papel da Rádio, disse ainda que esta “informa, ensina, denúncia e promove o pluralismo, a cidadania e a democracia”.

“O Governo de Cabo Verde acompanha, com atenção e satisfação, o desenvolvimento da rádio pública, que se vai adaptando aos novos tempos e exigências de uma sociedade cada vez mais escrutinadora e com uma multiplicidade de opções, num contexto marcado pelas novas tecnologias e pelas redes sociais”, frisou Lopes, apontando que a recente inauguração, pelo conselho da administração da RTC, do estúdio digital e da central técnica da RCV, é “bom exemplo do espírito inovador e de modernização da nossa rádio pública”.

“Neste dia memorável, o Governo liderado pelo Dr. Ulisses Correia e Silva, felicita e reconhece todos os profissionais (jornalistas, técnicos e colaboradores) que têm emprestado a sua dedicação ao desenvolvimento e afirmação da Rádio, enquanto meio de comunicação insubstituível no espectro mediático cabo-verdiano e factor de reforço da liberdade de imprensa, da cidadania e da democracia”, concluiu Lourenço Lopes.

Dans la même catégorie