MAP Le Conseil de gouvernement s’informe d’un accord d’assistance administrative mutuelle en matière douanière entre le Maroc et la Gambie Inforpress Basquetebol: Emanuel Trovoada orienta “Campus” de treinamento para jovens atletas no pavilhão Vává Duarte ANG Processo Eleitoral/Pai Terra Ranca exige ao GTAPE o respeito e a observância estrita da lei na atualização dos cadernos eleitorais ANP Le Conseil Régional de Tahoua tient sa première session ordinaire au titre de l’année 2024 AGP Guinée: Le comité de pilotage du Fonds de consolidation de la paix tient sa première réunion ANP 4ème session du Comité de Pilotage du Programme Régional de Développement des Chaînes de Valeurs Riz-Niger (RRVCDP) ANP Le Gouverneur de Tillabéri lance les activités commémoratives de la Journée mondiale de l’eau, Edition 2024, couplée à la Semaine nationale de l’eau MAP Afrique du Sud: les rivières et les barrages atteignent un stade de pollution irréversible (experts) ANP N’Gourti: le Préfet Issoufou Koraou lance de l’opération vente de céréales à prix modérés AIP Une multinationale prône la mobilité électrique pour une meilleure transition énergétique en Côte d’Ivoire

Governo quer oferecer serviços de atendimento mais integrados e interactivos para facilitar vida dos cidadãos


  18 Mai      34        Administration (204),

 

Governo quer oferecer serviços de atendimento mais integrados e interactivos para facilitar vida dos cidadãos
Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse esta terça-feira que o Governo está a trabalhar para que os serviços da administração pública sejam mais integrados e interactivos para facilitar a vida dos cidadãos.
O chefe do Governo, que falava aos jornalistas após uma visita à Direção Nacional de Administração (DNAP) e à Casa do Cidadão, destacou os ganhos e a melhorias recém introduzidos a nível desses dois serviços para melhorar o atendimento ao público, mas sublinhou a necessidade de colocar os sistemas a falarem entre si.
“Por exemplo, você vem abrir uma empresa aqui na Casa do Cidadão, mas depois precisa de dados de registos, tendo de ir aos registos e notariado para procurar os dados e depois voltar. Queremos que tudo isto seja feito de forma integrada, interactiva e que os serviços falem entre si”, disse.
Ulisses Correia e Silva sublinhou que a intenção do Executivo é que tudo que mexe com a vida dos cidadãos, desde a documentação de identificação, os certificados, as certidões e os registos, passe a ter a maior celeridade e segurança jurídica possível.
Cita como exemplo a iniciativa da abertura de empresa no dia, que com as plataformas digitais em implementação na Casa do Cidadão pode vir a ser realidade em poucas horas e em poucos minutos.
O primeiro-ministro destacou a forma interactiva como os balcões da Casa do Cidadão recebem as reclamações dos cidadãos, relativamente à qualidade de prestação de serviços, que depois são canalizadas os centros de decisão para as melhores decisões e a satisfação dos utentes.
“É claro que ainda precisamos fazer algum reforço. Por exemplo, o call center que vimos aqui é um serviço importante porque permite dar aos cidadãos e às empresas informações através de uma mera chamada telefónica, elucidar, explicar e informar”, exemplificou.
A intenção do Governo, informou, é aumentar o leque desse serviço para poder acolher o essencial do serviço da administração pública e a sua interface com os cidadãos e as empresas e desenvolver ainda mais a parte da digitalização.
Para isso reconheceu a necessidade de sistemas, mas também de mais quadros e recursos humanos qualificados para a prestação de um bom serviço.
Neste sentido, lembrou que já se encontra no Parlamento, para ser analisada e aprovada a lei do emprego público, que, conforme indicou, vai trazer um quadro sistematizado de todo o processo de melhoria de gestão dos recursos humanos, incluindo a avaliação de desempenho e todo o processo integrado de recrutamento e de carreiras, tendo em vista a melhoria do quadro da administração.
“Queremos que essa administração seja mais eficiente e isso pressupõe gerir bem os recursos que existem em termos de resposta útil e com menor custo possível e com segurança jurídica das operações”, sustentou.
Outra proposta do Executivo passa pela harmonização da qualidade do serviço que se presta, de forma que o serviço que é prestado na Brava, em São Nicolau, na Brava ou na Boa Vista seja da mesma qualidade que nas outras regiões ou municípios.
“Levar esse serviço de atendimento de balcão único a todo espaço nacional para facilitar a vida dos cidadãos. No fundo é isto que nós queremos porque tem depois resultados a nível da eficiência, da economia do país, da melhoria da qualidade de vida das pessoas em termos de prestações que pretendem ter junto do Estado”, disse.
A visita realizada na tarde de hoje à DNAP e à Casa de Cidadão, na Praia, enquadra-se na Agenda Mediática sobre a Administração Pública, iniciada esta segunda-feira, 16, com incidência na qualidade do serviço público, modernização do estado e transformação digital.

Dans la même catégorie