APS Aibd : 4533 mouvements d’avions, 354 970 passagers (communiqué) APS Ibrahima Lo alerte sur la prolifération des partis politiques APS La NBA-Africa Game : plus qu’un match, un vecteur de connexion (joueur et dirigeant) LINA Judiciary Denies Newspaper Report On Weah’s Salary Cut LINA Grand Bassa ‘Highest’ Revenue Contributor in FY 2nd Q, says LRA LINA Education Minister, Two Deputies Confirmed by Senate APS La 3e édition de la NBA Africa game à Johannesburg en hommage à Mandela MAP Côte d’Ivoire : Deux morts dans des heurts entre gendarmes et civils dans l’ouest du pays (ministère) LINA PUL Condemns Growing Hostilities Against Media At Legislature LINA Sen. Wesseh Vows To Remain ‘Strong Advocate’ for Youths

Governo transforma em museu casa onde nasceu Amílcar Cabral


  13 Septembre      26        Non classé (521), Politique (16413),

   

Bissau,13 Set 17(ANG) – O Governo da Guiné-Bissau lançou  terça-feira as obras de recuperação da casa de Amílcar Cabral em Bafatá, leste do país, no âmbito das cerimônias que assinalaram o 93.º aniversário do nascimento do fundador da nacionalidade guineense.

Com as obras de recuperação da casa onde Amílcar Cabral nasceu há 93 anos, o Governo pretende transformar o edifício num museu onde vão estar expostos objetos e antigos pertences do histórico líder guineense.

Após o lançamento da obra, as comemorações prosseguiram com uma sessão solene, durante a qual o ministro dos Combatentes da Liberdade da Pátria e Reinserção Social, Ocante da Silva, lembrou Amílcar Cabral na suas « várias dimensões ».

Na sessão, que contou com a presença da população e de outros membros do Governo, o ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares, Soares Sambu, explicou a posição do Governo em relação as informações que circulam na cidade de que as autoridades teriam tentado impedir o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) de celebrar o nascimento de Amílcar Cabral também em Bafatá.

O ministro explicou que o PAIGC não cumpriu os procedimentos administrativos necessários à realização de atividades públicas, mas que as atividades do partido foram autorizadas desde que não coincidissem com as atividades das autoridades, que terminam às 19:00.

O PAIGC realizou igualmente uma série de atividades em Bafatá, incluindo a realização de universidade aberta, que termina quinta-feira com a presença de vários convidados internacionais, bem como a realização de  um comício com a presença do presidente do partido, Domingos Simões Pereira.

As comemorações do Governo incluíram também a inauguração de um centro de formação de professores . ANG/Lusa

Dans la même catégorie