MAP Kenya : Vers l’adoption du yuan chinois comme monnaie de réserve (Banque centrale) MAP La BAD présente le premier indice de réglementation du secteur de l’électricité en Afrique MAP M. Benabdelkader s’entretient à Marrakech avec plusieurs ministres africains et arabes des moyens de renforcer la coopération dans le domaine de la modernisation de l’administration publique MAP Sahara: L’Envoyé personnel de l’Onu en tournée dans la région à partir de samedi GNA Man murdered and buried at Assin Otabilkrom AGP L’Opam indignée par les arrestations à répétition des journalistes AGP Bientôt un observatoire intégré santé-environnement au Gabon GNA Development Expert wants Public perception of development changed.

Governo transforma em museu casa onde nasceu Amílcar Cabral


  13 Septembre      37        Non classé (584), Politique (18251),

   

Bissau,13 Set 17(ANG) – O Governo da Guiné-Bissau lançou  terça-feira as obras de recuperação da casa de Amílcar Cabral em Bafatá, leste do país, no âmbito das cerimônias que assinalaram o 93.º aniversário do nascimento do fundador da nacionalidade guineense.

Com as obras de recuperação da casa onde Amílcar Cabral nasceu há 93 anos, o Governo pretende transformar o edifício num museu onde vão estar expostos objetos e antigos pertences do histórico líder guineense.

Após o lançamento da obra, as comemorações prosseguiram com uma sessão solene, durante a qual o ministro dos Combatentes da Liberdade da Pátria e Reinserção Social, Ocante da Silva, lembrou Amílcar Cabral na suas « várias dimensões ».

Na sessão, que contou com a presença da população e de outros membros do Governo, o ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares, Soares Sambu, explicou a posição do Governo em relação as informações que circulam na cidade de que as autoridades teriam tentado impedir o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) de celebrar o nascimento de Amílcar Cabral também em Bafatá.

O ministro explicou que o PAIGC não cumpriu os procedimentos administrativos necessários à realização de atividades públicas, mas que as atividades do partido foram autorizadas desde que não coincidissem com as atividades das autoridades, que terminam às 19:00.

O PAIGC realizou igualmente uma série de atividades em Bafatá, incluindo a realização de universidade aberta, que termina quinta-feira com a presença de vários convidados internacionais, bem como a realização de  um comício com a presença do presidente do partido, Domingos Simões Pereira.

As comemorações do Governo incluíram também a inauguração de um centro de formação de professores . ANG/Lusa

Dans la même catégorie