MAP RDC: des milliers de personnes affectées par des inondations dans l’est du pays MAP Agriculture/Irrigation : La République du Congo veut tirer profit de l’expérience marocaine (ministre congolais) MAP Agriculture : Le Cap-Vert déterminé à concrétiser sa coopération avec le Maroc (ministre capverdien) MAP L’armée nigériane tue 192 terroristes présumés en une semaine AIP Cinquantenaire de la vaccination : L’Afrique de l’Ouest et du Centre ont un taux de couverture de 70% AIP MASA : Le groupe de Jazz Akinroots gratifie le public de « Multiverse » son second album AIP MASA 2024 : deux groupes de danses artistiques illuminent la place Inchaallah de Koumassi AIP Khalil Ibrahim explique la stratégie du gouvernement pour faire de la transition numérique et de la digitalisation des réalités en Côte d’Ivoire MAP Afrique subsaharienne: Le FMI prévoit une reprise « timide et coûteuse » AGP COOPÉRATION GUINÉE-MALI : TENUE DE LA REVUE DE COOPÉRATION TRANSFRONTALIÈRE MANDIANA-YANFOLILA

Governo vai injectar três milhões de contos na TACV até 2024 para garantir estabilidade da empresa


  26 Septembre      41        Economie (20947), Finance (1502),

 

Cidade da Praia, 26 Set (Inforpress) – O Governo vai injectar até 2024 o total de três milhões de contos na companhia nacional, Cabo Verde Airlines, período em que prevê conseguir resolver o problema de estabilidade da empresa e ser posta a reprivatização.
Esta decisão saiu da reunião do Conselho de Ministro, tornada pública esta sexta-feira à imprensa pelo ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, tendo avançado que esta resolução foi autorizada pelo ministro das Finanças, enquanto representante do accionista Estado na Cabo Verde Airlines.
Ou seja, explicou o ministro, durante este período vai ser injectado a cada ano o montante de 1 milhão de contos visando salvar novamente a TACV, por entender que esta empresa constitui uma peça importante e estratégica para o desenvolvimento do País.
“Em 2016, como sabem, o Governo salvou a TACV da falência que já estava pré-anunciada tendo definido um quadro de reestruturação. Em 2021, após negociações com o parceiro Icelandair e tendo em conta a situação provocada pela pandemia da covid-19 o Governo decidiu novamente salvar a empresa”, lembrou.
O governante prosseguiu, explicando que a conectividade é um elemento importante, pelo que a chave de desenvolvimento do País tem a ver, no seu entender, com a conectividade.
“Somos um País com uma diáspora distribuída pelos quatro cantos do mundo, e agora depois desta pandemia demos conta que não tendo uma companhia ficamos muito mais vulneráveis com companhias a praticar preços exorbitantes”, reconheceu Carlos Santos, adiantando que o Governo quer trazer uma segunda aeronave ao País.
“Nos próximos meses queremos trazer uma segunda aeronave, porque como todos devem imaginar não é com um único aeronave que a empresa vai conseguir levantar voo de forma consistente, mas também não é só com o mercado cabo-verdiano que nós vamos viabilizar a TACV”, fundamentou.
Isto também, segundo o governante, está alinhada com a política do turismo que é a diversificação do sector, da oferta, e para isto, defendeu que deve haver uma companhia que olhe para o transporte dos turistas.
“E por tudo isto nós queremos repegar esta companhia, estabilizá-la, para quando, assim que houver as águas calmas em Cabo Verde e no mundo inteiro conseguirmos ter a possibilidade de reprivatizar esta companhia e continuar ao serviço do País”, perspectivou.
Para Carlos Santos, com esta decisão, o Governo estará a criar um quadro previsível para todos os parceiros da TACV, sejam eles clientes, fornecedores, ou próprios acionistas, mas também para a própria banca que é o credor.
“Por isso que há essa necessidade também de uma parceria clara, forte entre os trabalhadores, os acionistas, os credores, os fornecedores e clientes, para que possamos levantar a empresa e por a empresa a voar de forma consistente”, declarou.
Além desta resolução, o Conselho de Ministros aprovou igualmente, a Proposta de Resolução que aprova o Plano Nacional de Adequação às Mudanças Climáticas de Cabo Verde, designado NAP CV, no âmbito do Acordo de Paris e da Convenção Quadro das Nações Unidas Sobre as mudanças climáticas, bem como, o Projecto de diploma que estabelece o regime jurídico de instalação, gestão e funcionamento dos empreendimentos turísticos de alojamento.

Dans la même catégorie