MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech AIP La deuxième édition du forum sur l’économie circulaire en Afrique prévue en octobre prochain à Abidjan

Governo vai materializar em 2023 o fundo de apoio à vítima de VBG orçado em 42 mil contos – Ministro


  21 Novembre      31        Société (44875),

 

Cidade da Praia, 21 Nov (Inforpress) – O ministro da Família assegurou hoje que o Governo vai em 2023 materializar o fundo de apoio à vítima de VBG, orçado em 42 mil contos, para evitar que as mulheres permaneçam na dependência do violador.
Fernando Elísio Freire deu esta garantia à imprensa, à margem do 2º Diálogo Político de Alto Nível sobre o Plano de Acção Conjunto para a melhoria da implementação da Lei VBG em Cabo Verde, promovido pela Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG).
Na ocasião, o governante lembrou que a lei foi feita em 2010 considerando ser normal a sua evolução, a sua dinâmica, isto quando confrontado com algumas falhas na sua implementação.
“Temos que ir fazendo as adaptações para que a lei possa estar cada vez mais alinhada com a sociedade, com aquilo que acontece, principalmente no factor preventivo”, sugeriu.
Mas, o também ministro da Inclusão e Desenvolvimento Social salientou que no próximo ano, 2023, com a materialização do fundo de apoio à vítima da Violência Baseada no Género (VBG), orçado em 42 mil contos, Cabo Verde estará a dar um passo “importante”.
“No sentido de tirar as mulheres, as senhoras do espaço da violência, evitar que estejam na dependência do violador, por assim dizer, estaremos a dar um passo importante”, disse, convidando a própria sociedade a fazer uma reflexão para ver se alguns aspectos não precisam ser vistos.
Apontou, de igual modo, o plano de autonomia económica, de precisão, como outras formas de dar vazão àquilo que é o espírito da lei VBG de 2010.
“Por exemplo, a questão da casa de abrigo, os níveis de funcionamento, quem deve gerir, os níveis de intervenção do ICIEG, da Polícia, dos Tribunais, como deve ser, de forma a sermos cada vez mais eficaz, mais rápido, mais preventivos”, concretizou.
Na sua perspectiva, o ideal seria que não houvesse casa de abrigo, necessidade de intervenção das entidades, o que significaria dizer que já não há violência baseada no género, entretanto lamenta dizer que isso é um “sonho sonhado”, uma vez que a realidade é bem diferente, daí ser necessário trabalhar na prevenção.
Deste modo, afirmou que o Governo tem trabalhado no sentido de cumprir com o Plano Nacional para Igualdade e Equidade de Género, através de instrumentos, acções, e também com financiamento que diz existir no momento.
Por seu lado, a presidente da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG), Vicenta Fernandes, explicou que o projecto é uma resposta participativa da implementação dos 10 anos da lei VBG em Cabo Verde.
O foco da ACLCVBG, disse, é trabalhar para um planeta 50-50 em 2023, e assim, alcançar a igualdade de género e combater a violência baseada no género.
“Durante esses três anos da implementação do projecto percorremos Cabo Verde inteiro, ouvimos todos os intervenientes do processo, vítimas, agressores, autoridades policiais e judiciais, Governo de Cabo Verde, sociedade civil numa construção de um diálogo que se resulta na elaboração de um relatório participativo, e dispomos de um roteiro para a materialização das definições bem claras”, contou.
Manifestou optismismo de que junto com os intervenientes possam vir a construir um Cabo Verde livre da violência, onde todos os cidadãos vivem em paz, respeitando uns aos outros.

Dans la même catégorie