MAP L’Angola envisage de porter à 72 % la part des énergies renouvelables d’ici 2050 (ministre) ANG Comércio/Governo fixa em 21.500 francos CFA um saco de arroz tipo “nhelém” 100% partido ANP FSSP : Les retraités de la SONITEL et Niger Télécom contribuent pour 200.000f au fonds ANG Ambiente/”Guiné-Bissau aposta na protecção dos mares”, afirma ministro do Ambiente, Biodiversidade e Acção Climática ANG Sociedade/Disputa de posse de Terra entre populares de “Djal” e “Ponta Zamora” resulta em uma vitima mortal e vários feridos ANG Comunicação social/Televisões e rádios sem transmissões na Guiné-Bissau há várias semanas ANG Comércio/Governo suspende subvenção para aquisição do arroz AIP Abidjan accueille le 5ème Forum régional Afrique-Europe « Notre Futur » AIP Onze élèves ivoiriens vont participer à une compétition mondiale de robotique aux Etats-Unis AIP Eurocham et ses partenaires lancent le projet « S’investir durablement ensemble » à Abidjan

Graça Machel distingue Cabo Verde como um País estável com alternância política na governação


  13 Septembre      45        Economie (20944), Securité (2994),

 

Cidade da Praia, 13 Set (Inforpress) – A política e activista social Graça Machel reconheceu esta terça-feira, na Cidade da Praia, que Cabo Verde é um País estável, que tem tido alternância política na governação e mantido a estabilidade.
Este reconhecimento foi feito à imprensa, à margem de uma visita que efectuou ao Presidente da República, no âmbito da sua visita ao País, de 09 a 13 de Setembro, para participar, enquanto convidada especial, no “Prime Minister Speaker Series”, promovido, anualmente, pelo Chefe do Governo de Cabo Verde.
“Este é um País muito estável, que tem tido alternância política na governação e, no entanto, tem tido estabilidade”, disse, lembrando que Cabo Verde já é considerado País de desenvolvimento médio, tornando-se o único entre os PALOP que atingiu esse nível.
Do encontro com o Presidente da República avançou que esteve a assinalar alguns dos sucessos que considerou os mais marcantes do desenvolvimento deste País, sucessos esses que disse esperar que sejam mais partilhados entre os PALOP, de modo que alguns dos bons exemplos de Cabo Verde possam também inspirar Moçambique, Angola, Guiné Bissau e São Tomé.
“E repara que isso foi conseguido não na base de recursos naturais muito avultados como se tem noutros países”, afirmou, apontando um investimento muito bom no desenvolvimento do capital humano.
Realçou o papel do capital humano, afirmando que tem sido capaz de transformar, de inovar, de levar, de facto, as instituições do Estado a atingir os níveis de desenvolvimento, como lições extremamente importantes.
Entretanto, entende ser natural a permanência ainda de desigualdades em Cabo Verde, tendo realçado, por exemplo, a aprovação neste País de uma lei de igualdade de género, salientando que é também importante agora analisar e saber como é que isso se aplica em termos de atingir a paridade, não só ao nível do Governo, mas também, no parlamento.
“É verdade que Cabo Verde já reduziu os níveis de pobreza, mas ainda tem, então, não há estádio de desenvolvimento nenhum que seja perfeito, é preciso construir na base daquilo que já se conseguiu e fazer o melhor”, pontuou.
Sobre o encontro com o Presidente contou que foi apresentar os cumprimentos a título de reencontro com uma geração mais nova de líderes, e vem daquele processo da libertação africana.
Por outro lado, sobre a instabilidade no seu país, na província de Cabo Delgado, Moçambique, com a descoberta do gás natural, Graça Machel, afirmou que logo no início quando se começou a falar do gás, insistiram que isto não deveria se transformar numa ameaça, lamentado que infelizmente os riscos são muito grandes.
“Não é só a questão da insurgência, mas também da maneira como gerimos os recursos, com consciência plena e completa de que esses recursos são para servir todos e cada um dos moçambicanos”, sugeriu.

Dans la même catégorie