MAP Le roman « Makila » d’Elvis Ntambua, un récit édifiant sur le calvaire des enfants-soldats MAP Niger: cinq soldats blessés dans une embuscade des éléments de Boko Haram AGP Guinée : LA JUSTICE MET EN GARDE LES EXPLOITANTS MINIERS CONTRE LA DESTRUCTION DE L’ENVIRONNEMENT AGP Guinée : Bientôt la reconstruction de la cité de solidarité pour améliorer le cadre de vie des pensionnaires AGP GUINÉE/72H DU LIVRE : LE PREMIER MINISTRE A PRÉSIDÉ LA CÉRÉMONIE D’OUVERTURE ANG Política/Coordenador do Madem G-15 responsabiliza Governo de Iniciativa Presidencial pelo aumento do preço de arroz no mercado nacional ANG Caso Djaal/ Presidente do Movimento da Sociedade Civil pede celeridade dos tribunais na realização de justiça AGP GUINÉE : LES MEMBRES DU CECOJE DE RATOMA REÇUS PAR LE PRÉSIDENT DU CNT AGP GUINÉE/72H DU LIVRE : LE PREMIER MINISTRE A PRÉSIDÉ LA CÉRÉMONIE D’OUVERTURE AIP La Sierra Leone réaffirme son soutien à l’intégrité territoriale du Maroc (Communiqué conjoint)

Greve na Saúde/LGDH exige do governo tomada de medidas para evitar mais mortes


  22 Septembre      33        Santé (15369),

 

Bissau, 22 set 21 (ANG) –A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) exige que o governo assuma as suas responsabilidades encetando contactos com os sindicatos para travar, o mais rapidamente possivel, a greve em curso no sector da saúde pública, iniciada na segunda feira.
A exigência da organização que defende os direitos humanos vem expressa num comunicado publicado na sua pâgina de fecebook, em reação à greve dos técnicos de saúde, ao nivel nacional.
Sgundo a Liga “esta situação traumatizante pode provocar dezenas de mortes e centenas de casos de abandono de serviços de saúde”.

A organização exige ao sindicato do sector de saúde à observação do serviço mínimo imposta pela lei para a salvaguarda de vidas humanas.

No comunicado, a LGHD refere ter registado com muita apreensão a paralisação total de serviços de saúde na sequência de greve decretada pelas organizações sindicais do sector de saúde.

Por isso, a LGHD considera que é imperativo que sejam adoptadas medidas urgentes para pôr cobro à esse “cenário de irresponsabilidade e insensibilidade” face à vida Humana em plena pandemia.

Por outro lado, o organismo que defende os direitos humanos condena a inércia do Ministério de saúde e responsabiliza o governo pelas eventauis mortes evitáveis que poderão ocorrer em consequência do que chama de “catastrofe” no serviço nacional de saúde.

Dans la même catégorie