ACI Congo/Mines: Vers la création de l’Agence congolaise de radioprotection et de sûreté nucléaire ACI Congo/Sport: Le gouvernement instruit à produire un rapport exhaustif sur la situation des contre-performances MAP Rwanda: l’inflation à son plus bas niveau depuis 2022 AGP GUINÉE : LE SECTEUR PRIVÉ TIENT UNE ASSEMBEE GENERALE POUR ACTER LA CRÉATION D’UN PATRONAT UNIFIÉ AGP GUINÉE : LE MINISTÈRE DES SPORTS DOIT 282 MILLIARDS GNF AUX AGENCES DE VOYAGE ET AUTRES PRESTATAIRES (CHEF DE DEPARTEMENT) AGP GUINÉE : L’EX MINISTRE DE L’ÉCONOMIE MOUSSA CISSÉ NOMMÉ DG DE LA SONAP (DÉCRET) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le match face à la Libye a été préparé avec « rigueur et discipline » (Hicham Dguig) MAP La ministre libérienne des AE salue le rôle pionnier de Sa Majesté le Roi en Afrique (Communiqué conjoint) MAP Le Maroc et le Libéria réaffirment leur volonté de renforcer davantage leur coopération bilatérale (Communiqué conjoint) ANG Política/Dirigentes inconformados do PRS afirmam que vão realizar Congresso Extraordinário dentro de 60 dias

Grupo ‘Blu Business Solutions’ cria projecto “Bibliotecas Móveis” para democratizar acesso ao livro


  21 Septembre      11        Economie (20924),

 

Cidade da Praia, 21 Set (Inforpress) – O Grupo Blu Business Solutions apresentou sexta-feira ao Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas o projecto “Bibliotecas Móveis” que tem como objectivo democratizar o acesso ao livro, ao conhecimento e à informação.
Depois de ter apresentado este projecto aos municípios de Santa Catarina e São Miguel e de ter conseguido o envolvimento das autárquicas, o grupo deu-o a conhecer ao ministro da Cultura, como forma de analisarem a possibilidade de o enquadrar no Plano Nacional de Leitura.
Este projecto inovador, segundo o gestor Rony Moreira, é uma forma de democratização do acesso ao livro, ao conhecimento e à informação.
Ainda, sublinhou, tendo em conta o contexto da pandemia do novo coronavírus é uma forma de ajudar na questão da distribuição de livros e de materiais didácticos.
“Com o distanciamento e estas restrições criadas vai haver uma dificuldade por parte do Ministério da Educação em fazer funcionar, de uma forma satisfatória, e com alguma segurança sanitária, portanto, a biblioteca é um projecto útil e vai completar a política pública ou o Plano Nacional de Leitura”, disse, acrescentado que para que este tenha “pernas para andar” é necessário o envolvimento e o financiamento do Ministério da Cultura.
A ideia é desenvolver este projecto em todos os municípios, mas nesta fase vão arrancar com os concelhos de Santa Catarina, por ser o maior no interior de Santiago e por sua dinâmica, e São Miguel, por ter a “melhor biblioteca municipal e bem organizada”.
Ajuntou ainda que a ideia é levar os serviços bibliotecários a quem mais precisa, a quem menos meios tem para ter acesso aos equipamentos culturais, predominantemente localizados nos centros municipais, conseguindo também interligar as outras áreas de produção artísticas e criativas como literatura, cinema e dramaturgia.
Por sua vez, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, considerou que a ideia da criação de bibliotecas móveis é “muito útil”, mas para que possam contar com o apoio do seu ministério é necessário redesenhar alguns pontos.
O primeiro passo, realçou, é garantirem o engajamento das câmaras municipais, visto que é da responsabilidade das autarquias promoverem uma biblioteca que disponha de um acervo dos clássicos, não só cabo-verdianos, como internacional, livros de qualidade técnica, de ficção e científica.
“O nosso engajamento pode ser garantido a partir do momento que as câmaras municipais o façam, mas, obviamente, todos os projectos que visem promover a literatura, as letras e o acesso dos livros têm o apoio do Ministério da Cultura”, assegurou.
Ainda, defendeu, é necessária uma mudança de paradigma no acesso aos livros e a literatura, ou seja, qualquer projecto de biblioteca móvel terá que ter incorporado o acesso a livros através da tecnologia e às bibliotecas digitais de outros países a que Cabo Verde pode ter acesso.

Dans la même catégorie