MAP Le Burundi lance un appel à l’aide après des inondations dévastatrices AIB Des autorités militaires de la Côte d’Ivoire souhaitent rencontrer leurs homologues du Burkina Faso APS SENEGAL-INFRASTRUCTURES-CLIMAT / Axes routiers : une prévalence d’érosion d’environ 50%, selon un rapport APS SENEGAL-ROMANIE-FRANCOPHONIE-MEDIAS / Un symposium régional de l’UPF sur les fausses informations s’ouvre ce jeudi à Bucarest APS SENEGAL-MONDE-ECONOMIE / Dakar abrite un atelier international sur les achats publics durables, à partir de lundi APS SENEGAL-FOOTBALL-AMBITIONS / Cheikhou Kouyaté n’envisage pas d’arrêter avec la sélection nationale APS SENEGAL-ANGLETERRE-FOOTBALL / Nottingham Forest : Kouyaté décidé à rebondir AIB Burkina : Le Parlement ratifie un prêt chinois de 30 milliards FCFA pour la réalisation de la centrale solaire de Donsin APS SENEGAL-FRANCE-AGRICULTURE / Saint-Louis : une convention de partenariat signé pour doter la SAED d’outils d’aide à la décision APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Bassirou Diomaye Faye a choisi la Mauritanie pour sa première sortie à l’étranger

Humberto Bettencourt considera justa a atribuição de campeão a Académica da Praia


  19 Janvier      47        Sport (12681),

 

Cidade da Praia, 19 Jan (Inforpress) – O antigo treinador da Académica da Praia, equipa declarada campeã da época 2019/2020, afirmou hoje que já estava à espera da atribuição do título no campeonato regional de futebol de Santiago Sul à sua antiga equipa.

Em declarações à Inforpress, o técnico Humberto Bettencourt, que liderou a equipa da Académica da Praia na época passada, disse que já estava certo que a sua equipa iria ser nomeada campeã, embora tivesse de esperar cerca de dez meses para que isso acontecesse.

“Até que enfim, chegou tarde, mas antes tarde do que nunca. Num campeonato de 22 jornadas, a Académica já tinha jogado mais de que dois terço das partidas, sem derrota, com 16 vitórias e apenas dois empates. Penso que é um argumento mais do que suficiente para atribuição do título”, afirmou.

Bettencourt, que actualmente assume as funções do seleccionador-adjunto de Cabo Verde, mostrou-se satisfeito por ser bicampeão no que abrange o seu currículo pessoal, visto que já tinha sido campeão pelo Celtic da Praia na época 2018/2019 e desta feita volta a conquistar o título com a Académica da Praia.

“Cada vitória e cada conquista é única, porém nesse contexto é extremamente diferente”, isso porque, explicou, em nenhuma circunstância no passado um campeão foi conhecido após cerca de dez meses do término da competição terminou.

Conforme explicou a mesma fonte, receber a notícia de ser campeão dez meses depois é muito diferente de estar na competição a jogar para ganhar e comemorar o título, mas assegurou que ficou um sentimento de justiça e que a “história foi registada”

“A época desportiva terminou e já saíram vários jogadores do clube, inclusive eu, e a sensação de ser campeão do campeonato é totalmente diferente das outras em termos de emoção”, disse.

Humberto Bettencourt afiançou, ainda, que agradece toda a equipa técnica que contribuiu para que a Académica da Praia fosse campeã, e em homenagem atribuiu o título a um adepto chamado “Cobra”, falecido a pouco tempo e que segundo o mesmo é uma das “grandes figuras do futebol cabo-verdiano”.

Considerado um dos estudiosos do futebol, Humberto Bettencourt afigura-se como um dos treinadores de referência da nova fornalha de técnicos cabo-verdianos que nos últimos anos tem vindo a mostrar as suas qualidades na orientação dos clubes.

A Associação Regional de Santiago Sul (ARFSS) decidiu este sábado, 16, consagrar a Académica da Praia como campeã da época 2019-2020, competição que foi interrompida, em Março do ano passado, a quatro jornadas do fim, devido ao surto da covid-19 no País.

Nessa altura, a Académica da Praia liderava a prova com 11 pontos sobre os segundos classificados (Boavista e Travadores), quando se estava à quatro jornadasa do término da prova.

DM/SR/JMV

Dans la même catégorie