AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans »

ICIEG e AAI levam ferramentas sobre direitos e participação cívica às mulheres migrantes


  24 Février      21        Société (44856),

 

Cidade da Praia, 24 Fev (Inforpress) – O ICIEG, em parceria com a Alta Autoridade para a Imigração (AAI), promoveu esta quinta-feira, na Praia, um workshop destinado a mulheres migrantes para que estas possam conhecer os seus direitos e estimular a sua participação cívica.
“A ideia é falar com elas, apresentar os direitos, os principais quadros legais e estimular a sua participação na sua vida activa, nas comunidades e no geral”, disse à imprensa a presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Marisa Carvalho.
Para que a formação fosse possível, explicou, foi necessário ajustar-se os horários no pós-laboral, uma forma, segundo Marisa Carvalho, de demonstrar que cada mulher que vive em Cabo Verde, seja migrante ou nacional, é importante.
A ideia, ressaltou, é que as mulheres migrantes aprendam a “desafiar” as instituições para a promoção e realização de actividades que necessitam, assim como as instituições possam aprender “como podemos chegar até elas e realizar outros workshop com outras temáticas”.
A presidente da AAI, Carmem Furtado, ao usar da palavra lembrou que a mulher “é importante” e, por isso, deve conhecer os seus direitos, principalmente, se estiver a viver fora do seu país de origem, onde passa, por vezes, por muitos problemas.
“Todos quanto estão fora do seu país passam por muitos problemas, pelo que devem conhecer a lei e os direitos que possuem no país onde residem. Mulheres migrantes estão perante vários desafios, pelo que devem ter conhecimento para conquistar e alcançar o que pretendem”, disse.
Além destes, apontou ainda a educação e formação como outros desafios que bloqueiam o desenvolvimento da mulher migrante.
Participam nesta formação intitulada de “Direitos e ferramentas de participação democrática” e desenvolvida no âmbito do projecto “Promover a participação das mulheres nos processos democráticos”, com o financiamento da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), 20 mulheres migrantes.
O workshop, realizado na semana em que se comemora o Dia Mundial da Justiça Social (20 de Fevereiro), além de permitir às mulheres imigrantes conhecerem os direitos e as ferramentas participativas existente na democracia cabo-verdiana, é uma forma de fomentar maior participação e eliminação das desigualdades sociais, fundamental para alcançar uma maior e melhor justiça social.
Para além de Praia, outros concelhos irão receber formação de género destinada a mulheres migrantes.

Dans la même catégorie