MAP Bulletin de l’écologie de l’Afrique MAP Bulletin quotidien d’informations économiques africaines MAP Revue de la presse quotidienne internationale africaine (RPQI-Afrique) AGP Santé : Le Gabon pratiquera la PMA dès 2021 MAP L’ex-ambassadeur d’Ethiopie au Maroc décorée du Wissam alaouite de l’ordre de grand officier AGP Gabon : Décès de l’ancien président de l’Assemblée nationale, Eloi Rahandi Chambrier à l’âge de 88 ans. AIP La correction du faible taux de déclaration de naissance permet de lutter contre l’apatridie (SG préfecture) AIP Le ministre des Sports suggère le baptême du bâtiment de la FIF du nom de Sidy Diallo AIP Le gouvernement et le secteur privé s’accordent sur les grandes lignes de l’annexe fiscale 2021 AIP Côte d’Ivoire Tourisme offre des kits sanitaires aux faitières

IGQPI em fase avançada de certificação de pequenos hotéis turísticos, do queijo nacional e serviços de restauração


  12 Novembre      11        Economie (10375),

   

Cidade da Praia, 12 Nov (Inforpress) – A presidente do conselho directivo do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) adiantou hoje que estão em estado avançado de certificação de pequenos hotéis turísticos, do queijo nacional, dos serviços de restauração e similares.
Ana Barros falava aos jornalistas antes de presidir à abertura das celebrações do Dia Mundial da Qualidade, que se assinala hoje, com diversas actividades com destaque para a entrega oficial do Certificado do IGQPI na Norma ISO 9001:2015 e assinatura de protocolo de cooperação com a Pro Empresa.
Criado em 2010 fruto da fusão entre o Instituto de Gestão da Qualidade e o Instituto da Propriedade Intelectual de Cabo Verde, este instituto público vem trabalhando ao longo dos anos com os seus parceiros nacionais e internacionais na certificação das empresas e produtos cabo-verdianos.
Cabo Verde, segundo Ana Barros, tem ainda poucas empresas e produtos certificados, mas neste momento estão em estado avançado de certificação de pequenos hotéis turísticos, isto é, hotéis de 4 a 35 quadros, e da certificação do queijo nacional.
Está previsto ainda um programa de certificação dos serviços de restauração e similares e o esquema de certificação dos produtos agrícolas, com o intuito de permitir a introdução desses produtos no mercado do turismo, isto é, nas grandes redes hoteleira.
A certificação, acentuou, é uma forma de valorizarem e de reconhecer a segurança e a qualidade dos produtos produzidos localmente.
No sector do turismo, no momento da retoma da economia, informou que os esquemas foram adaptados para incluir medidas de segurança sanitária.
Tudo isso, prosseguiu, é uma forma de mostrar ao mercado e ao consumidor que os serviços têm qualidade, cumprem com as regras exigidas de qualidade, mas também cumprem com as regras sanitárias.
“Isso é uma mais-valia para o marketing, é uma mais-valia porque atrai mais clientes, é uma mais-valia porque, se estamos a falar do sector turístico, aumenta a taxa de ocupação principalmente neste contexto. Quer dizer é uma segurança e um reconhecimento que se dá pela certificação dos seus serviços e produtos”, sublinhou.
Acrescentou ainda que quando o consumidor tem a informação que a empresa é reconhecida e está certificada nas normas isso lhe assegura e lhe transmite “confiança e credibilidade” nos serviços prestados e nos produtos fornecidos.
Já para as instituições e empresas, a certificação da qualidade as torna “mais produtivas, mais eficientes e mais competitivas”.
“Isso se consegue se realmente tivermos essa abordagem com foco no cliente, na melhoria contínua, no comprometimento, na abordagem do possesso e entre outros. E aqui em Cabo Verde já temos algumas instituições já certificadas neste domínio, mas ainda são poucas”, finalizou.
Com este evento querem estimular, incentivar, inspirar essas empresas e organização a apostarem na qualidade pela via da sua certificação na norma ISO 9001 que certifica o respectivo sistema de gestão da qualidade.
IGQPI é a entidade nacional que tem como objectivo desenvolver e implementar as infraestruturas dos Sistemas Nacionais da Qualidade e da Protecção da Propriedade Intelectual relevantes para a melhoria da qualidade dos produtos, serviços, e sistemas, da qualificação de pessoas e da protecção dos direitos da propriedade intelectual em Cabo Verde.

Dans la même catégorie