ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais ACI Congo/Formation: Plus de dix femmes journalistes reçoivent leurs certificats de participation ACI Congo/Education: Construction prochaine de l’Institut sino-congolais de la Route de la soie à Kintélé ACI Congo/France: Gérard Larcher pour le renforcement des liens parlementaires entre les deux Sénats AGP Guinée : Une délégation du bureau du procureur de la Cour pénale internationale séjourne à Conakry ACI Congo/Recherche scientifique/Remise officielle du matériel de recherche à l’IRA ACI Congo/Social: Les Employés de la Sopeco réclament l’Intervention du Chef de l’État ANP Le Ministre nigérien de l’Economie et des Finances participe par visio-conférence à la 1ére réunion du Conseil des Ministres de l’UEMOA Inforpress Defesa Nacional: “Exercício Granite Falco inaugura nova etapa na relevante e histórica cooperação entre Cabo Verde e os EUA” – Governo MAP SM le Roi, Amir Al Mouminine, préside ce jeudi la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan

Ilha do Sal: Autarquia homenageia vencedores do Prémio Jornalismo 2020 e apresentador do “Especial covid-19”


  2 Juin      53        Médias (2792),

 

Espargos,02 de Jun. (Inforpress) – A Câmara Municipal do Sal homenageou terça-feira os jornalistas Victor Sousa e Jefferson Gomes, vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo 2020, também Moisés Évora pelo programa “Especial covid-19”, contribuindo desta feita para o combate e prevenção do vírus.
A cerimónia de reconhecimento público aos três jornalistas teve lugar esta tarde no Salão Nobre dos Paços do Concelho, testemunhada por alguns convidados, e colegas profissionais da comunicação social local.
Victor Sousa venceu na categoria Televisão com a reportagem intitulada “Sal sem Turismo”, enquanto Jefferson Gomes, da RCV e filho do Sal, venceu com a reportagem “Cabo Verde aos olhos de quem liderou o País”.
O jornalista Moisés Évora foi também homenageado pela exibição do programa “Especial Covid-19” da RCV que, segundo a crítica, tem contribuído “sobremaneira” na sensibilização dos cidadãos e das comunidades na luta pela prevenção do vírus na ilha e no país, em geral.
Ao dirigir algumas palavras, referindo-se ao momento atípico que se está a viver, devido à pandemia da covid-19, Moisés Évora, jornalista editor e apresentador do programa “Especial Covid-19”, considerou que ao longo desse período de mais de ano, a rádio pública tem conseguido desenvolver com o seu trabalho “graças a Deus”, com abordagens de vários ângulos.
“Ouvindo pessoas de várias partes do globo e, sobretudo, contando com o valioso contributo da equipa médica não só do Sal, mas de vários pontos do País”, sublinhou, destacando a presença do delegado de Saúde José Rui Moreira.
“Estamos agradados, mas nada é conseguido sozinho. RTC- Sal, ao longo dos anos, é uma equipa, uma equipa forte, coesa e amiga. Esta distinção dirigida à minha pessoa é também de toda a equipa, e dos técnicos Nicolau Francês, Jeovaldino Vieira e Agnísio Brito”, realçou.
Por sua vez, Victor Sousa, que dedicou o prémio à população do Sal, agradeceu também o gesto da autarquia, numa ilha que, conforme disse, não o viu nascer, mas sente-se acolhido.
“Não estava à espera desta distinção por parte da Câmara Municipal do Sal, na pessoa do presidente Júlio Lopes e da sua equipa. Para mim é uma honra. Esse reconhecimento significa muito para a nossa classe, significa que o nosso trabalho é valorizado. Isso só engrandece a classe e nos estimula”, frisou.
Em representação do Jefferson Gomes, o irmão Eduardo Gomes leu uma mensagem por ele enviada, agradecendo a Câmara Municipal do Sal por esse gesto.
“Esta distinção não seria possível sem as bases de onde eu parti, sem os meus pilares, primeiramente a minha família, mas também dos que repararam a minha paixão pela rádio, por volta dos meus 15 anos, e deram-me a oportunidade de crescer neste mundo fantástico”, enfatizou.
“Falo do Fernando Carrilho, Santos Spencer, Adelino Ramos, Moisés Évora Naza, Valdemar Almeida, Toy Roberto, Benvindo Almeida, Nicolau Francês, Jeovaldino Vieira Agnísio Brito,
Jailson Delgado, Pulita, Miriam Lopes, Deda, Niltin Cruz (…), um grupo pequeno, mas muito forte na produção radiofónica de qualidade”, enunciou.
Felicitando um e outro, o edil Júlio Lopes referiu que se Cabo Verde está no topo a nível mundial, no ‘ranking’ da Liberdade de Imprensa, é por causa de jornalistas como estes.
“E nós nos orgulhamos. Sempre o Sal brilhou em matéria de liberdade de imprensa, em matéria de jornalismo de qualidade, responsável e competente, que tem sabido dignificar e promover a ilha do Sal. Trata-se de uma homenagem justa a esses três jornalistas”, frisou, augurando sucessos no desempenho das suas funções, com rigor e ética deontológica.
SC/CP
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie