ANP Le parti RPP Farilla investit Alma Oumarou candidat aux élections présidentielles 2020 -2021 ANP Niger : Le journaliste écrivain Salou Gobi investi candidat à la présidentielle 2020-2021 AGP Gabon : L’archevêque Jean Baptiste Moulacka arrêté puis relaxé après 2 heures dans un commissariat ANGOP Covid-19: Angola regista 46 novos casos APS MÉDINA BAYE : ANSAROU DINE RENOUVELLE SES ENGAGEMENTS AU NOUVEAU KHALIFE APS UN OFFICIEL DÉCLINE ‘’SEPT ACTIONS’’ POUR LE DÉVELOPPEMENT DU TOURISME EN MILIEU RURAL APS EDOUARD MENDY ENRICHIT SES ANCIENS CLUBS (MÉDIA) APS LE PROJET DU MUSÉE-MÉMORIAL ’’LE JOOLA’’ PRÉSENTÉ AUX CHEFS COUTUMIERS DU KASSA AGP Gabon : Le CLR installe les nouveaux responsables dans la Noya MAP Kenya: Saisie à Juja de 700 kilogrammes de cannabis et arrestation de cinq trafiquants

Ilha do Sal: Centro de Saúde de Santa Maria projectado para responder crescimento demográfico – ministro


  26 Août      13        Santé (7464), Société (23129),

   

Santa Maria, 26 Ago. (Inforpress) – O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, assegurou terça-feira, no Sal, que o Centro de Saúde de Santa Maria foi projectado para responder às demandas do presente como ao crescimento “exponencial” da população da cidade turística.
Arlindo do Rosário fez essas declarações à margem da inauguração da infra-estrutura sanitária, testemunhada pelo primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, no final da manhã desta terça-feira.
Trata-se de um edifício moderno, um investimento do Governo em mais de 200 mil contos (271.000.000 ECV), financiado pelo Fundo de Sustentabilidade do Turismo, que irá ter, além de exames complementares, serviços de RX, ecografias, consultas especializadas, não só de médicos do Hospital Ramiro Alves Figueira, mas também de outras ilhas, e a nível internacional, através da cooperação.
“Nós queremos, para além dos cuidados primários, acrescentar as consultas especializadas para a população de Santa Maria. Tudo faz-se passo a passo, não querendo esgotar logo à partida todos os recursos. Este é um centro projectado para o futuro, e é com esse pensamento que vamos ajustando as respostas em função do próprio desenvolvimento do Sal e de Santa Maria”, sublinhou o governante.
Contando com alguns equipamentos, nomeadamente na área de imagiologia, e com uma equipa de médicos e enfermeiros, já disponíveis, o Centro de Saúde de Santa Maria deverá entrar em pleno funcionamento dentro de aproximadamente um mês, conforme prognostica o ministro Arlindo do Rosário.
Construída de raiz, a infra-estrutura composta por dois pisos, comporta, no primeiro piso, hall destinado à central de consultas, farmácia, sala de curativo, administração, emergência, entre outros serviços.
O segundo andar tem também central de consultas, saúde infantil, administração, e serviços correlacionados, além de uma área reservada à Casa de Máquinas.
Por outro lado, instado a pronunciar-se sobre a situação da pandemia da covid-19 na ilha, o titular da pasta da Saúde disse que a tendência é no sentido da diminuição.
“A tendência tem sido para o decréscimo. Há duas semanas houve um relativo aumento, um ligeiro pico, mas voltou a diminuir, sendo certo que ainda a taxa de incidência é relativamente alta, tendo em conta a população do Sal”, considerou, ao mesmo tempo que chama a atenção da população no sentido de continuar a pôr em prática todos os cuidados e recomendações para fazer face à pandemia.
“Para além da preocupação da Saúde, nós todos temos o interesse e conveniência para que isso desapareça, diminua o máximo possível, na medida em que precisamos do Sal aberto para voltar às suas actividades económicas, na área turística, fundamentalmente”, concluiu o governante.

Dans la même catégorie