ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais ACI Congo/Formation: Plus de dix femmes journalistes reçoivent leurs certificats de participation ACI Congo/Education: Construction prochaine de l’Institut sino-congolais de la Route de la soie à Kintélé ACI Congo/France: Gérard Larcher pour le renforcement des liens parlementaires entre les deux Sénats AGP Guinée : Une délégation du bureau du procureur de la Cour pénale internationale séjourne à Conakry ACI Congo/Recherche scientifique/Remise officielle du matériel de recherche à l’IRA ACI Congo/Social: Les Employés de la Sopeco réclament l’Intervention du Chef de l’État ANP Le Ministre nigérien de l’Economie et des Finances participe par visio-conférence à la 1ére réunion du Conseil des Ministres de l’UEMOA Inforpress Defesa Nacional: “Exercício Granite Falco inaugura nova etapa na relevante e histórica cooperação entre Cabo Verde e os EUA” – Governo MAP SM le Roi, Amir Al Mouminine, préside ce jeudi la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan

Ilha do Sal: Promotor garante sala de espectáculos moderna dentro de seis meses


  19 Février      19        Société (44861),

 

Espargos, 19 Fev. Inforpress) – Dentro de seis meses a ilha do Sal poderá contar com uma sala de espectáculos “moderna e a maior do País”, um projecto da empresa Tchida Produções, a ser edificado na zona 8/24, nos Espargos.
Orçado em mais de 18 milhões de escudos, o promotor Alcino Silva, Tchida como é conhecido no meio salense, proprietário da empresa com a mesma alcunha, explicou à Inforpress que o espaço cultural vai ser erguido numa área 5.000 metros quadrados, coberto por uma tenda de 600 metros quadrados.
O edifício será composto por uma sala de espectáculo, terá dois camarins com casas de banhos para os artistas, duas casas de banhos para o público, duas áreas VIP, um escritório, duas bilheteiras, dois bares, uma sala de ensaios, duas áreas de serviços, parques de estacionamentos e espaços verdes.
Segundo Tchida, a ideia de construção desse projecto, cujo orçamento total, incluindo equipamentos, ronda os 47 mil contos, deve-se à falta de uma sala de espectáculos multiusos, moderna na ilha, e perante, também, dificuldades que os promotores passam para a realização de um evento.
Com a finalidade de dinamizar as actividades e os eventos na ilha, promover a cultura salense, este espaço, segundo ainda o promotor, vai permitir a autarquia local equacionar um dos “grandes problemas” no município de espaço para realização de eventos culturais, espectáculos, teatros, exposições e feiras, entre actividades de âmbito social e empresarial.
“A construção desta sala de espectáculos, uma parceria público/privada, é a realização de um sonho da empresa Tchida Produções. Um ganho não só para a empresa, mas para o Sal, a sua população, e para Cabo Verde em geral”, sublinhou, acrescentando que se trata da “maior sala de espectáculos a nível do País”, já que a tenda terá uma capacidade para duas mil pessoas, enquanto a área do “Tchida Arena” comportará 4500 pessoas.
O lançamento da primeira pedra para a construção da infra-estrutura teve lugar em acto presenciado pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes.
O autarca garantiu, na ocasião, “todo o apoio da autarquia” para a concretização da sala de espectáculos “Tchida Arena Cultural” já que, conforme sublinhou, o projeto “vai ao encontro daquilo que se quer para o desenvolvimento da ilha”, no sector da cultura.
Perante contexto da pandemia da covid-19, Tchida disse, entretanto, que se tudo correr bem o espaço será inaugurado no mês de Agosto.

Dans la même catégorie