ANP Le Gouverneur de Tillabéri lance les activités commémoratives de la Journée mondiale de l’eau, Edition 2024, couplée à la Semaine nationale de l’eau MAP Afrique du Sud: les rivières et les barrages atteignent un stade de pollution irréversible (experts) ANP N’Gourti: le Préfet Issoufou Koraou lance de l’opération vente de céréales à prix modérés AIP Une multinationale prône la mobilité électrique pour une meilleure transition énergétique en Côte d’Ivoire ANG Ensino/Governo e parceiros iniciam mapeamento escolar para identificar necessidades e planear medidas ANG Política/MADEM-G15 felicita Bassirou Diomaye Faye pela vitória das eleições presidenciais no Senegal ANG Tráfico de droga/Filho do ex-Presidente da República condenado há mais de seis anos de prisão nos EUA MAP Safari Rally du Kenya: Neuville (Hyundai) prend les commandes APS SENEGAL-CULTURE / Théâtre : un acteur culturel appelle à protéger le comédien APS SENEGAL-USA-PRESIDENTIELLE-REACTION / Joe Biden félicite Bassirou Diomaye Faye

Ilha do Sal tem que ser vitrine daquilo que é cultura cabo-verdiana


  23 Septembre      93        Arts & Cultures (2984), Photos (4436),

 

Espargos, 23 Set (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas defendeu que a cultura pode ser um sector de emprego e empregabilidade na ilha do Sal, que também terá que ser vista como “vitrine” da cultura cabo-verdiana, pós covid-19.
Abraão Vicente fez esta consideração terça-feira durante uma visita que efectuou às escolas beneficiárias do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA Cultura) na ilha do Sal, onde tem previsto ainda acompanhar, no período da tarde, a montagem do projecto de reabilitação do complexo patrimonial Pedra de Lume.
Em declarações à imprensa, Abraão Vicente informou ainda que esta visita tem como principal objectivo começar a preparar a ilha do Sal na vertente cultural para o pós pandemia.
“Sal tem que ser vitrine daquilo que é a cultura cabo-verdiana. Sal e Boa Vista, como ilhas turísticas, correm o risco de serem o cartão de visita de Cabo Verde e elas têm que ser apresentadas como ilhas com qualidade, mas também que têm a diversidade da cultura cabo-verdiana, não só cultura salense, mas a cultura de todas as ilhas”, defendeu.
Quanto à massificação do ensino das artes, o ministro entende que a ilha está numa fase “embrionária”, isto porque, justificou, o ensino artístico leva tempo, e não se forma um “experts” ou um especialista ou um profissional da área das artes apenas com meses de formação.
“Isto é ilusório. Se nós quisermos profissionalizar as profissões ligadas à cultura é preciso um investimento ainda mais. (…) É importante perceber que este é um trabalho que terá que ser continuado para que os alunos tenham acesso ao ensino, mas também para que a comunidade tenha acesso a várias práticas culturais com nível de ensino de expertise mais elevado”, afirmou.
Abraão Vicente sublinhou que na ilha do Sal ainda há algumas necessidades, relacionadas com a especialização dos professores para darem aulas, tanto a nível musical, como a nível da dança e da arte plástica.
Ainda, ajuntou, é preciso um “maior envolvimento” das comunidades, da câmara municipal, para que o Governo assuma a sua responsabilidade.
“Não é apenas um sector onde se pode passar o tempo e fazer com que os alunos saiam das ruas. É importante percebermos que numa ilha turística como Sal, o sector da cultura pode ser um sector de emprego e empregabilidade. Nós temos aqui um conjunto de dinâmicas que têm que ser desenvolvidas”, defendeu.
O ministro reconheceu mais uma vez que a verba destinada ao Programa Bolsa de Acesso à Cultura é “insuficiente” para o nível de demanda.
Neste sentido, defendeu que é preciso um maior investimento por parte do Estado neste sector para que possam continuar este trabalho, que “poderá levar décadas”, mas que, a seu ver, com um “investimento certo poderá ser acelerado”.
A ilha do Sal teve este ano quatro escolas contempladas no âmbito do programa BA-Cultura, num total de um milhão de escudos cabo-verdianos, com financiamento de propinas a 257 bolseiros, e prevê-se ainda a distribuição de instrumentos musicais para a Escola de Terra Boa.
Nesta deslocação à ilha do Sal, que acontece no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA) – Eixo IV – Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso, o governante faz-se acompanhar do presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes.

Dans la même catégorie