MAP Football féminin/Amical: Le Maroc et l’Ouganda font match nul 1-1 MAP COP28: Le Sénégal « préoccupé » par l’interdiction du financement des énergies fossiles (président) MAP Le Médiateur du Royaume élu pour la première fois parmi les 4 directeurs représentant le continent africain au Conseil d’administration de l’Institut international de l’Ombudsman ANG Sublevação/EMGFA afirma que a situação voltou a normalidade ANP Le Vice Président du FSSP présente les fondements dudit fonds à l’Union des Scolaires Nigériens (USN) AIP Le ministère de l’Enseignement technique recrute 182 jeunes dans le domaine des BTP et autres métiers AIP Le ministère des Eaux et Forêts multiplie les actions de reboisement AIP Plus de 160 millions $ décaissés pour la mise en œuvre du programme de coopération Côte d’Ivoire- Unicef 2021-2025 AIP Gagnoa/ Au contact des ‘Perdus de vus’ du Sida (Reportage) AIP La CAIDP organise le 6 décembre les éditions 2023 des prix « Kébé Yacouba » pour l’accès à l’information et « N’Golo Coulibaly » pour la lutte contre la corruption

Índice de Preços do Comércio Externo: Preços dos Produtos Importados cai 0,3 % em Agosto de 2023


  21 Septembre      40        Economie (19921), Industrie (254),

 

Cidade da Praia, 21 Set (Inforpress) –  Os preços dos produtos importados registaram uma queda de 0,3 por cento (%) em agosto de 2023, valor inferior em 2,4 pontos percentuais (p.p) face ao constatado no mês anterior, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com o instituto, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados situou-se em 1,2 % em Agosto de 2023, valor superior em 1,8 pontos percentuais relactivamente ao mês anterior.
A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de 1,4 % segundo a mesma fonte, com um aumento de 4,1 pontos percentuais face ao mês de transato.
O INE avançou que o índice de preços de importação situou-se em 137,6 tendo registado um decréscimo de 0,3 % em relação ao mês anterior.
O índice subjacente na importação registou também, de acordo com a mesma fonte, um decréscimo de 0,7 %, sendo que o volátil cresceu 0,9 % face ao período homólogo.
Conforme explicou, o aumento dos preços nas categorias de grupo “Bens de capital” situando-se em 9,9 % deve-se à subida de preços de “Máquinas” de 9,5 % e “Combustíveis” de 5,3 % que se prende com a subida da única subcategoria denominada “Combustíveis”.
Quanto a diminuição dos preços, revelaram as estatísticas, ocorreu nas categorias de grupo “Bens de consumo” de -6,3% o que se justifica com a descida dos preços de “Produtos alimentares primários” de -15,3 %, dos “Bens intermédios” -6,2 % devido a diminuição dos preços, essencialmente, com a descida dos preços de “produtos transformados para a construção” -10,3 %.
Em termos homólogos, os registos indicaram que os índices de preço da importação aumentaram 16,2  %relactivamente ao mês de Agosto de 2022, e os índices subjacente e volátil na importação apontaram para um acréscimo na casa dos 16 %.
Ainda referente ao mês de Agosto deste ano, o INE avançou que o índice de preços nas exportações situou-se em 115,8 % correspondendo a um acréscimo de 1,2% face ao mês anterior.
Os índices subjacente e volátil na exportação registaram também acréscimos de 1,1 % e 1,2 % em relação ao mês de Julho.
Em termos homólogos, realçou, a taxa de variação do índice de preços das exportações fixou-se na percentagem de 10,3 % sendo que em contrapartida, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 9,3% e 13,5 %, respectivamente.
Para os Índices de Termos de Troca (ITT), no mês de Agosto de 2023, situou-se em 84,1 % registando um aumento de 1,4 % comparativamente ao mês anterior, fixando-se em -5,1 % em termos homólogos.

Dans la même catégorie