AIB Burkina : 268 malades indigents ont bénéficié d’une prise en charge sanitaire pour plus de 158 700 000 francs CFA AIB Burkina : 19 formations sanitaires bénéficient de 30 millions de FCFA pour la prise en charge de malades indigents internés MAP Sous le leadership de SM le Roi, le Maroc a accumulé une expérience importante dans les domaines agricole et alimentaire (DG de la FAO) MAP Sécurité alimentaire : Le Maroc partage son expérience à l’ARC33 MAP La Côte d’Ivoire abrite le 5ème forum « Notre Futur – Dialogues Afrique-Europe », du 20 au 22 avril MAP La ministre libérienne des AE salue hautement le partenariat avec le Maroc MAP « Le Maroc et l’Afrique face au nouveau pacte européen de guerre migratoire aux sudistes », nouvel ouvrage de Abdelkrim Belguendouz MAP Nigeria-Cameroun: Accord de coopération pour la gestion durable des écosystèmes transfrontaliers MAP Dix morts et une vingtaine de blessés dans l’explosion d’une mine dans le nord-est du Nigeria ANP La Chine pour une coopération étroite avec le Niger pour développer le domaine du numérique

Infraestruturas/Presidente da República procede ao lançamento do projeto de ampliação do aeroporto de Bissau


  26 Mai      163        Infrastructure (725), transport (605),

 

Bissau, 26 Mai 23 (ANG) – O Presidente da Republica presidiu hoje a cerimónia de lançamento do Projeto de Ampliação e Modernização do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira de Bissau cujas obras serão executadas pela empresa turca Summa.

Na ocasião, Umaro Sissoco Embaló enalteceu o empenho do governo, através do Ministério dos Transportes e Comunicações, para implementação do projeto da infraestrutura aeroportuário que diz ter “tanto carrinhado” junto do seu homólogo da Turquia Herdogan.

“Traduzimos as orientações estratégicas em ações concretas e por conseguinte permitirá a Guiné-Bissau inserir-se proativamente  no mercado único aeroportuários, assegurando a conetividade do país  ao resto do mundo”, disse o chefe de Estado guineense.

Umaro Sissoco Embaló disse que tem obrigação de dar oportunidade as forças vivas da nação guineense para que sintam as mudanças positivas  levadas a cabo por esta geração, para que possam colher os frutos  do desenvolvimento e do bem estar social.

Acrescenta que é  nesta perspectiva que vão ser realizadas grandes reformas, necessárias para ter uma Guiné-Bissau de todos, no continente e na diáspora, prosseguindo no caminho da prosperidade.

No que concerne a situação política do país, o Presidente da República disse que o Estatuto dos Deputados vai ser revista, após a realização do escrutínio de 04 junho próximo, para acabar com a impunidade parlamentar atribuída aos deputados da Nação.

Embalo justificou a posição com a suposta  participação de políticos, que chamou  de “marginais” nas eleições de 04 de Junho próximo para que o Ministério Público tenha condições de chamar e ouvir qualquer deputado caso for necessário.

“Com as eleições legislativas, vamos exprimir fortemente o nosso engajamento na via de transformação económica da Guiné-Bissau, no aprofundamento do nosso sistema democrático, reforço da consolidação das instituições e numa crescente credibilidade interna e internacional do nosso país”, afirmou.

O ministro dos Transportes e Comunicações Aristides Ocante da Silva disse que as instalações do Aeroporto Osvaldo Vieira tem vindo a degradar-se ao longo do tempos, produzindo um  impacto negativo no serviço fornecido aos utentes e segurança da aviação civil.

Acrescentou que  essa situação agravou-se ainda mais com  segurança operacional do aeroporto e em inconformidade com os padrões recomendados por organizações internacionais da aviação civil.

“As organizações internacionais da aviação civil reconhecem  o esforço do governo para a erradicação dos problemas que ainda prevalecem e que afectam o sector aeronáutico”, destacou o ministro dos Transportes e Comunicações.

Em função das orientações das organizações internacionais de aviação civil, o governo assinou no passado dia 28 de Março um contrato com a empresa turca SUMMA, baseado no modelo de construir, explorar e transferir para ampliação e modernização as infraestruturas Aeroportuárias  do aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

De acordo com Aristides Ocante da Silva o projeto de requalificação do aeroporto conta com um novo terminal presidencial, um novo parque e parquing de aviões ,novo terminal de passageiros, aerocar com a capacidade de atendimento de cerca de um milhão de pessoas por ano, equipada com dois máquinas telescópicas, com capacidade de receção e tratamento de três a quatro aeronaves e um novo terminal de carga entre outros.

O Vice-Presidente da empresa Turca SUMMA Campony,  Fathi Baró  disse tratar-se do sexto Aeroporto em que a empresa vai intervir  no mundo e quarto em África.

Disse que as infraestruturas aeroportuárias são as mais fortes que um país pode ter, por ser a fronteira onde a segurança começa.

“Isso será um contributo importante para o desenvolvimento económico da Guiné-Bissau e vai fazer ainda com que o país torna mais atraentes em termos turísticos”, afirmou o Vice-Presidente da empresa turca SUMMA.

Fathi Baró informou que o projeto de requalificação do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira é orçado em 120 milhões de euros, sem nenhuma garantia da parte do governo.

“Estamos feliz por investirem este valor, porque acreditamos no potencial do país”, disse o vice-presidente da empresa turca SUMMA.

Dans la même catégorie