ATOP Le FDR à la conquête de l’électorat dans le Vo ATOP Le Prof Wolou du PSR à Tchamba ATOP LA DMP A LE CONQUETTE DU SUFFRAGE DANS LE HAHO ATOP Vo : Le parti UNIR à la conquête de l’électorat ATOP Les électeurs de Kloto promettent les trois sièges au parti UNIR AIB L’ambassadeur du Burkina en Gambie présente ses lettres de créance au président Adama Barrow AIB Burkina : 6 morts et 4 blessés dans un éboulement d’un site d’orpaillage à Tiébélé AIB Fin de formation pour une vingtaine de journalistes burkinabè en Chine AIB SNC 2024 : Le ministre des transports lance un appel à la prudence après le basculement de 5 camions sur l’axe Ouaga-Bobo AIB Savane médias fermé par les services des impôts

INSP garante que a mortalidade infantil no período neonatal não é alarmante mas sim um desafio – INSP


  20 Juin      26        Photos (4436), Santé (15377), Société (45126),

 

Cidade da Praia, 20 Jun (Inforpress) – A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz, disse hoje que a redução da mortalidade infantil no período neonatal é um desafio que está a ser trabalhado, apontando uma diminuição considerável devido a intervenções estruturantes.
Maria da Luz fez esta intervenção à imprensa, à margem da mesa redonda sobre a saúde infantil, organizada pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social, através do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) e da Direcção Nacional de Saúde, no quadro no mês da criança, sob o lema “Promovendo a saúde infantil”.
Conforme explicou, a mortalidade neonatal, sobretudo a precoce, são tipos de óbitos que ocorrem em crianças, mas que não têm muito a ver com a questão da abordagem, mas sim de “má formações congénitas”.
Por isso, salientou, há necessidade de reforçar a abordagem pré-natal, para que as crianças nasçam mais saudáveis.
Por outro lado, afirmou, a mortalidade neonatal precoce tem a ver com algumas infecções que acontecem pelo facto de “uma percentagem mínima” de pessoas não procuram os serviços de saúde.
“O reforço da abordagem pré-natal é fundamental, porque se uma gravida faz o controlo regular nos serviços de saúde, é claro que vai ter um parto mais saudável”, realçou, sustentando que com o controlo, durante o período o pré-natal, podem ser diagnosticadas situações que eventualmente possam ser corrigidas.
Outra preocupação está ligada ao parto domiciliar que ainda persiste, devido a alguma tradição, mas que “constitui um risco”, segundo a responsável.
Nesta linha, recomendou assistência durante o período de gestação e no parto, sendo que todas as mulheres devem dirigir-se aos serviços de saúde.
“Temos condições para assegurar um parto mais adequado, de menos risco para a criança e para mãe”, assegurou.
O objectivo da realização da mesa redonda sobre a saúde infantil é o de sensibilizar a população sobre a importância da sua promoção, a partilha das acções e experiências de promoção e saúde das crianças.
HR/JMV

Dans la même catégorie