APS VERS LA MISE EN PLACE D’UN CENTRE AÉRÉ ET D’UN HÔPITAL DE L’UMEFP APS SRAJ : LE SÉNÉGAL VEUT S’APPUYER SUR « L’ENCADREMENT » ET LA « BONNE APS LE PAIS PRÉSENTÉ AU COURS D’UN CDD À NIORO ACP Ministère du Budget : deux grandes performances à l’actif de Pierre Kangudia ACP Deux millions des tonnes des frets par an attendues du trafic entre le pont Kinshasa-Brazzaville d’ici à 2025 ACP L’ouvrage « Plaidoyer pour la bonne gouvernance et le développement » porté sur les fonts baptismaux APS KAOLACK : DES PROJETS POUR 144 MILLIARDS DE FCFA ENTRE 2012 ET 2018 APS PÊCHE ARTISANALE : UNE ACADÉMIE POUR RENFORCER LES RELATIONS AVEC LE MONDE DE LA RECHERCHE APS SITUATION ALIMENTAIRE : AUCUN DÉPARTEMENT N’EST EN PHASE DE CRISE, SELON LE SE/CNSA ACP Déploiement des Kits électoraux de la CENI au Kwango et au Kwilu

Instituto Jean Piaget disponibiliza livros para ensino guineense


  31 Juillet      7        Culture (1920), Education (5598), Photos (19781),

   

 

Bissau, 31 Jul 15 (ANG)-O Instituto Jean Piaget de Portugal vai colocar o seu acervo bibliográfico ao serviço da Guiné-Bissau, anunciou quinta-feira em Bissau, o Secretário-geral do referido instituto,  Rui Tomas.

 

Segundo um comunicado do Conselheiro do Primeiro-ministro para Informação e Comunicação, a intensão foi comunicada ao Domingos Simões Pereira no decurso da audiência que o chefe do governo concedeu quinta-feira a uma delegação do Jean Piaget que se encontra de visita ao pais.

 

Rui Tomas  referiu que o investimento do grupo no país constitui uma aposta de  longo prazo, e tem como objetivo reforçar o sistema do ensino superior. Anunciou que o grupo prevê levar a cabo um programa de intercâmbio entre professores e estudantes das instituições do grupo.

 

Uma universidade liga o grupo à Guiné-Bissau há já vários anos.

 

Segundo o reitor da Universidade Jean Piaget da Guiné-Bissau, Aladje Baldé, o laboratório da Universidade, por intermédio de brigadas de emergência,  tem colaborado  na realização de testes e despistagens, em particular do Ébola e HIV, colaboração essa que permitiu a produção de informações laboratoriais de excelente nível, e   enquadrar os quadros nacionais recém-qualificados.

 

Baldé disse que no próximo ano lectivo vão abrir um curso de fisioterapia e implementar uma clinica social para atender as necessidades das populações mais carenciadas.

O Primeiro-ministro agradeceu o gesto, assegurando aos responsáveis da Jean Piaget de que podem contar com o apoio do governo visto que o pais precisa de Ensino Superior.

 

“O nosso compromisso enquanto Governo é identificarmos juntos os   problemas e propormos soluções alternativas viáveis que minimizem as  dificuldades, contribuindo para que a oferta de qualificação seja efetiva… É agora a melhor altura de o fazermos”, disse Simões Pereira.

 

Em relação as publicações, o Primeiro-ministro sugeriu que  fossem distribuídas as bibliotecas das escolas secundárias, considerando que os espaços podem  ser  remodelados e equipados, a fim de acolher os livros e funcionar simultaneamente como o espaço digital de apoio à pesquisa dos alunos e professores.

 

O Chefe do executivo guineense também recomendou uma parceria entre a editora do Instituto Jean Piaget e a Editora Escolar da Guiné-Bissau, com o propósito de reforçar a capacidade institucional e operacional e possibilitar a coedição das obras nacionais, bem como das dissertações que serão produzidas na Universidade Piaget da Guiné-Bissau. ANG/SG

 

Dans la même catégorie