AIP Côte d’Ivoire/ L’amnistie est une « opportunité à ne pas galvauder » (Porte-Parole du gouvernement) ATOP Rencontre nationale de l’academie politique des femmes leaders et remise de certificats aux academiciennes du cycle 2018 ATOP Les trois meilleurs projets beneficient chacun d’une subvention de 1.500.000 fcfa ATOP LE GTFJPS-OAS en réunion pour renforcer la synergie d’actions inter-Etats AIP Côte d’Ivoire / Le village de Blahou (San Pedro) désormais électrifié AIP Côte d’Ivoire / 306,8 milliards de FCFA approuvés par la BOAD au premier trimestre 2018 AIP Côte d’Ivoire / La question de l’énergie solaire au centre des 45 ans de la BOAD GNA Parents should encourage children to pursue higher education – chief GNA Churches urged to complement government’s efforts in skills training GNA UNFPA holds sexual education for youth of James Town

Instituto Jean Piaget disponibiliza livros para ensino guineense


  31 Juillet      5        Culture (1867), Education (5349), Photos (19110),

   

 

Bissau, 31 Jul 15 (ANG)-O Instituto Jean Piaget de Portugal vai colocar o seu acervo bibliográfico ao serviço da Guiné-Bissau, anunciou quinta-feira em Bissau, o Secretário-geral do referido instituto,  Rui Tomas.

 

Segundo um comunicado do Conselheiro do Primeiro-ministro para Informação e Comunicação, a intensão foi comunicada ao Domingos Simões Pereira no decurso da audiência que o chefe do governo concedeu quinta-feira a uma delegação do Jean Piaget que se encontra de visita ao pais.

 

Rui Tomas  referiu que o investimento do grupo no país constitui uma aposta de  longo prazo, e tem como objetivo reforçar o sistema do ensino superior. Anunciou que o grupo prevê levar a cabo um programa de intercâmbio entre professores e estudantes das instituições do grupo.

 

Uma universidade liga o grupo à Guiné-Bissau há já vários anos.

 

Segundo o reitor da Universidade Jean Piaget da Guiné-Bissau, Aladje Baldé, o laboratório da Universidade, por intermédio de brigadas de emergência,  tem colaborado  na realização de testes e despistagens, em particular do Ébola e HIV, colaboração essa que permitiu a produção de informações laboratoriais de excelente nível, e   enquadrar os quadros nacionais recém-qualificados.

 

Baldé disse que no próximo ano lectivo vão abrir um curso de fisioterapia e implementar uma clinica social para atender as necessidades das populações mais carenciadas.

O Primeiro-ministro agradeceu o gesto, assegurando aos responsáveis da Jean Piaget de que podem contar com o apoio do governo visto que o pais precisa de Ensino Superior.

 

“O nosso compromisso enquanto Governo é identificarmos juntos os   problemas e propormos soluções alternativas viáveis que minimizem as  dificuldades, contribuindo para que a oferta de qualificação seja efetiva… É agora a melhor altura de o fazermos”, disse Simões Pereira.

 

Em relação as publicações, o Primeiro-ministro sugeriu que  fossem distribuídas as bibliotecas das escolas secundárias, considerando que os espaços podem  ser  remodelados e equipados, a fim de acolher os livros e funcionar simultaneamente como o espaço digital de apoio à pesquisa dos alunos e professores.

 

O Chefe do executivo guineense também recomendou uma parceria entre a editora do Instituto Jean Piaget e a Editora Escolar da Guiné-Bissau, com o propósito de reforçar a capacidade institucional e operacional e possibilitar a coedição das obras nacionais, bem como das dissertações que serão produzidas na Universidade Piaget da Guiné-Bissau. ANG/SG

 

Dans la même catégorie