ANP Zinder : 42 Milliards de FCFA d’investissements réalisés dans le domaine de l’électrification de la région (Ministre) GNA Akufo-Addo advises party members against voting ‘skirt and blouse’ GNA Huawei Seeds for the Future has given us a new ICT Perspective – Beneficiaries GNA Develop right ethical standards, behaviours for organisational growth-Andani APS QUARANTE-TROIS PERSONNES ARRÊTÉES POUR AVOIR SÉQUESTRÉ 353 PERSONNES APS VERS LA CONSTRUCTION ET LA RÉHABILITATION DE 17 INFRASTRUCTURES SPORTIVES APS TAMBACOUNDA : LES DOUANES SAISISSENT PRÈS D’UNE TONNE ET DEMI DE CHANVRE INDIEN APS UN SPÉCIALISTE DE LA COMMUNICATION RAPPELLE L’IMPORTANCE DE L’ÉDUCATION AUX MÉDIAS GNA Fire: GCB Bank closes down Kantamanto branch GNA EU expects credible and peaceful elections – Ambassador Acconcia

Integração regional/Vice-primeiro-ministro pede Segurança Alimentar no espaço comunitário aos deputados da CEDEAO


  10 Novembre      3        Politique (13109),

   

Bissau,10 Nov 20(ANG) – O vice-primeiro ministro apela aos deputados da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), para encontrarem as pistas de soluções que possam conduzir a uma situação de segurança alimentar, no mais curto espaço de tempo, no espaço comunitário.
Soares Sambú que falava hoje na abertura da Reunião Deslocalizada da Comissão Mista do Parlamento da CEDEAO, disse que é necessário adoptar uma nova forma de pensamento e uma maneira diferente de antecipar os acontecimentos.
“O evento que hoje inaugu
ramos com o lema: Produção Agrícola e Segurança Alimentar na região da CEDEAO sob Impacto da Pandemia do Covid-19, para nós é um acontecimento de total importância pela sua pertinência e actualidade”, disse.

Sambú convida a todos os parlamentares presentes a reflectir sobre as “consequências desastrosas” que poderiam ter caído sobre as populações se tivesse havido um prolongamento maior de encerramento das fronteiras e que inclui a paralização de funcionamento dos transportes e o confinamento dos países.

“O mundo está a viver a segunda vaga daquilo que pode ser considerada como a maior catástrofe dos últimos tempos ou seja a pandemia de covid-19”, referiu

Disse que, se durante a primeira vaga, o conhecimento das formas de combater e de a mitigar eram praticamente inexistentes, o seu impacto nessa segunda vaga, apesar dos países parecerem melhor preparados para tal, tende a ser tão forte como a primeira.

Soares Sambú sublinhou que, em África, em particular na sub-região, o covid-19 tem sido menos violento quando comparado com os países de outros continentes em termos de números de mortos e de impacto sanitário.

Acrescentou entretanto que o impacto da pandemia foi muito severo nos aspectos económicos e sociais.

“Por isso, em nome do chefe de Estado da Guiné-Bissau e em nome do Povo guineense em geral felicito aos promotores deste evento no solo pátrio de Amílcar Cabral”, enalteceu o vice primeiro-ministro.

Por sua vez, o Coordenador da Delegação da Guiné-Bissau no Parlamento da CEDEAO, Califa Seide afirmou que os participantes do evento que congrega os presidentes das comissões especializadas da agricultura, ambiente, recursos naturais, da indústria e sector privado, da saúde, energia e minas, entre outros, saberão, com criatividade e competência, fazer do espaço mais uma oportunidade de partilha de opiniões e de experiências nesta quase um ano de gestão da pandemia de covid-19.

“Como é sabido pelo estudo e dados estatísticos, a África sub-sariana em que se inserem os países da CEDEAO, é particularmente vulnerável as forças das alterações climáticas e quase a metade da sua população vive abaixo do linear da pobreza, e depende de agricultura e da pesca para sobreviver”, destacou Califa Seide.
Em nome dos Copresidentes da Comissão Mista da CEDEAO, o deputado caboverdiano, Orlando Pereira Dias afirmou que é com grande alegria e prazer que se encontram reunidos em Bissau, de forma a contribuir para a promoção e o reforço da integração política, económica . social e cultural dos paises da sub-região.

“Ao escolher Bissau para a realização desta importante reunião, o parlamento da CEDEAO está a confirmar que a paz, segurança, tranquilidade, boa governação e democracia prevalecem na Guiné-Bissau, e o Governo merece todo o apoio e solidariedade e parceria da comunidade internacional, de forma a poder atingir, com êxito, os seus objectivos de desenvolvimento.

Os trabalhos do parlamento da CEDEAO iniciados hoje, vão decorrer até o próximo sábado, dia 14 .

Dans la même catégorie