MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

IPC vem trabalhando na edificação de um Centro de estudo da língua cabo-verdiana – Directora


  19 Février      30        Santé (15383),

 

Cidade da Praia, 19 Fev (Inforpress)- A directora do Património Imaterial garantiu quinta-feira que o Instituto do Património Cultural (IPC) vem trabalhando para a edificação do Centro de Estudo da Língua cabo-verdiana nas suas mais variadas dimensões, no âmbito do plano de valorização dessa língua.
Sandra Mascarenhas deu esta garantia à imprensa, no âmbito da conferência sobre o tema “Aprendizagem da língua Cabo-verdiana e padronização da escrita”, realizada pelo IPC, em parceria com técnicos da diáspora, para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna, que se assinala no dia 21.
Devido à pandemia da covid-19, o IPC deu prioridade, durante o ano de 2020, a edificação dos centros de estudos da morna, mas garantiu que os centros de estudos da língua serão a próxima prioridade desta instituição.
“Obviamente, que terá que haver um centro de estudo da língua para dar a língua a dimensão que deve ter no nosso contexto arquipelágico. Falta, exactamente, identificar onde verdadeiramente será esse centro, mas é um caminho lógico e é para lá que caminhamos e penso que muito rapidamente estaremos a edificar ou a reabilitar um centro de estudo da língua”, assegurou.
Ainda no âmbito do plano de salvaguarda da língua, o IPC vem trabalhando, desde 2019- ano em que língua cabo-verdiana foi elevada a património nacional, na sua valorização, começando pela edição de obras ligadas às tradições orais.
“Nós temos apostado, sobretudo, nisto. Temos trabalhado a língua sob o ponto de vista do património imaterial, esquecendo, por um lado, a oficialização, pensando na padronização, mais do que tudo, que é o quê nos interessa, a padronização e a valorização e o reconhecimento da língua como tal”, disse, realçando que essas conferências servem para criar as bases para que continuem nesta senda de inventariar e salvaguardar a língua.
Conforme explicou, cada vez que inventariam o património imaterial acabam por inventariar a língua, por isso está previsto o lançamento do “Corsário dos termos de património imaterial”, pensando na forma como o crioulo promove a salvaguarda e serve de veículo a esses patrimónios imateriais.
Sandra Mascarenhas adiantou que até ao final do ano, a língua crioula será associada às festas de São João, assim como já foi associada à morna, e depois será a vez do funaná e do batuco, cujos trabalhos serão iniciados na próxima semana.
O evento, que teve como palco a Biblioteca Nacional de Cabo Verde, na Cidade da Praia, transmitido via plataforma zoom, contou com a participação de personalidades ligadas ao ensino da língua cabo-verdiana, no País e na diáspora (EUA, Portugal, França).
AM/JMV
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie