AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

IV Inquérito às Despesas e Receitas Familiares visa medição da pobreza e está orçado em 254 mil contos – INE


  28 Novembre      25        Société (44866),

 

Cidade da Praia, 28 Nov (Inforpress) – O IV Inquérito às Despesas e Receitas Familiares a ser realizado de Dezembro de 2022 a Dezembro de 2023 visando sobretudo a medição da pobreza em Cabo Verde, está orçado em 254 mil contos, informou hoje o INE.
O IV Despesas e Receitas Familiares enquadra-se nas operações estatísticas prioritárias da agenda estatística para o desenvolvimento de 2022 a 2026 e do projecto regional de Harmonização das Estatísticas em África Ocidental.
Estas informações foram avançadas pelo vice-presidente do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), Fernando Rocha, na abertura da formação dos Agentes de Terreno do IV Inquérito às Despesas e Receitas Familiares (IV IDRF), realizada na cidade da Praia – Universidade de Jean Piaget ressalvando que a operação estatística é financiada pelo Banco Mundial e embaixada do Luxemburgo em Cabo Verde.
A formação decorrerá de 28 de Novembro a 13 de Dezembro, na Praia, para cerca de 108 agentes de terreno de todos os concelhos do País entre efectivos e suplentes e serão suportados no terreno tecnicamente por um conjunto de técnicos superiores do INE para garantir a “qualidade do inquérito”.
Para esta operação estatística, precisou Fernando Rocha, o INE estimou uma amostra de aproximadamente 7.651 alojamentos, com o objectivo de recolher, junto das famílias, informações que permitam conhecer o nível e a estrutura das despesas de consumo e das receitas das famílias cabo-verdianas e estimar a taxa de pobreza no país.
“Este inquérito está formatado para responder a cinco grandes objectivos, primeiro tem a ver com a medição da pobreza em toda a sua dimensão, absoluta, extrema e irá permitir traçar o perfil dos pobres no País”, disse, referindo às diversas crises por que passa Cabo Verde e o mundo, seca severa, pandemia de covid-19, guerra da Rússia na Ucrânia.
Daí a necessidade de recolher e produzir indicadores que irão permitir avaliar as consequências dessas sucessivas crises, sustentou aquele responsável.
Segundo objectivo relaciona-se com a produção das contas nacionais e esta irá permitir recolher informações sobre o consumo privado das famílias e permitirá, terceiramente, recolher informações que vai permitir ao INE actualizar o cabaz do consumo das famílias em Cabo Verde e consequentemente actualizar os ponderadores utilizados para o cálculo do Índice de Preço no Consumidor.
“O quarto objectivo deste inquérito tem a ver com a produção de indicadores que irá permitir actualizar ou fazer o seguimento ou monitorização dos PEDS (Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável) e as agendas internacionais nomeadamente das Nações Unidas 2030 e da agenda africana 2063”, apontou Fernando Rocha.
O último objectivo, mencionou, vai ao encontro de um pedido “muito específico” do Governo que quer conhecer a problemática da protecção social em função do contexto em que Cabo Verde vive actualmente.
“Estamos a falar de uma operação muito complexa, muito exigente”, realçou, sublinhando que os agentes estarão no terreno durante um ano a seguir cada família durante 15 dias.
Por seu lado, o encarregado de Negócios da Embaixada do Luxemburgo, Thomas Barbancey destacou a importância do inquérito para o País, reiterando a “satisfação” que é para o Luxemburgo apoiar mais um inquérito chave desenvolvido pelo INE.
A representante do Banco Mundial, Eneida Fernandes, por sua vez, fez saber que esta operação é “importante” tanto para Cabo Verde como para o Banco Mundial, sendo que a rectificação da pobreza extrema para Cabo Verde enquadra-se nas políticas públicas do País, uma das áreas que o banco tem apoiado o Governo.

Dans la même catégorie