MAP Le Burundi lance un appel à l’aide après des inondations dévastatrices AIB Des autorités militaires de la Côte d’Ivoire souhaitent rencontrer leurs homologues du Burkina Faso APS SENEGAL-INFRASTRUCTURES-CLIMAT / Axes routiers : une prévalence d’érosion d’environ 50%, selon un rapport APS SENEGAL-ROMANIE-FRANCOPHONIE-MEDIAS / Un symposium régional de l’UPF sur les fausses informations s’ouvre ce jeudi à Bucarest APS SENEGAL-MONDE-ECONOMIE / Dakar abrite un atelier international sur les achats publics durables, à partir de lundi APS SENEGAL-FOOTBALL-AMBITIONS / Cheikhou Kouyaté n’envisage pas d’arrêter avec la sélection nationale APS SENEGAL-ANGLETERRE-FOOTBALL / Nottingham Forest : Kouyaté décidé à rebondir AIB Burkina : Le Parlement ratifie un prêt chinois de 30 milliards FCFA pour la réalisation de la centrale solaire de Donsin APS SENEGAL-FRANCE-AGRICULTURE / Saint-Louis : une convention de partenariat signé pour doter la SAED d’outils d’aide à la décision APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Bassirou Diomaye Faye a choisi la Mauritanie pour sa première sortie à l’étranger

Jornalista da Inforpress desafia estudantes a “quebrarem a corrente das fake news”


  13 Février      102        Médias (2815),

 

Cidade da Praia, 13 Fev (Inforpress) – O jornalista da Inforpress Geremias Furtado desafiou os estudantes a quebrarem a corrente das fake news, considerando que o desafio das novas tecnologias obriga a se fazer uma reflexão sobre a redefinição dos meios de comunicação na actualidade..
Geremias Furtado falava em declaração à Inforpress, no âmbito da sua participação numa palestra sobre o jornalismo na era digital, onde irá abordar o tema o impacto das fake news, num evento promovido pelo Ministério da Educação, aos alunos do 12º ano de escolaridade de diferentes escolas da cidade da Praia, para assinalar o dia Mundial da Rádio que se celebra hoje.
Destacou a importância da celebração do Dia Mundial da Rádio, isto tendo em conta o papel que a mesma desempenhou no desenvolvimento das sociedades, desde o seu surgimento.
No seu entender, o surgimento das novas tecnologias desafia as mídias digitais a reflectirem sobre a redefinição das mesmas nos dias actuais.
“A rádio tem que ser reinventada, seguir os novos caminhos. Acho que é preciso muito mais que adaptar o conteúdo virado para a internet”, afirmou, considerando que esta medida faria com que os jovens, que ouvem pouco a rádio e que passam maior tempo na internet, pudessem desfrutar mais da magia da rádio.
Abordando a questão das fake news e o seu impacto no jornalismo digital, disse que o fenómeno sempre existiu e que é preciso um combate visando minimizar as consequências.
Desafiou neste sentido os jovens a quebrarem a corrente das fake news, defendendo, por outro lado, uma maior aposta na promoção da literacia digital.
“O combate começa pela aposta na literacia mediática, dar aos mais jovens a conhecer o conceito das fake news, ajuda-los a entender o fenómeno para que estes saibam quebrar a corrente. Antes de partilhar a notícia é preciso confrontar a veracidade da notícia, consultar outros órgãos para evitar que sejam vítimas deste fenómeno”, declarou.
O Dia Mundial da Rádio é comemorado a 13 de Fevereiro, em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.
A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado apenas em 2012.

Dans la même catégorie