AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans »

Justiça/Colectivo de Advogados do PAIGC move queixa-crime contra deputados do MADEM-G15


  23 Juin      28        Justice (1655),

 

Bissau, 23 Jun 21 (ANG) – O colectivo de advogados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), moveu hoje uma queixa-crime contra os deputados Bamba Banjai e José Carlos de Macedo, o partido Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) e seu Coordenador, Braima Camará.
Na nota de participação criminal, à que a ANG teve acesso esta quarta-feira , o colectivo referiu que os deputados Bamba Banjai e José Carlos Macedo, numa conferência de imprensa realizada dia 14 do mês corrente, na sede do partido, acusaram o ex-primeiro-ministro, Aristides Gomes de dar instruções para a venda de passaportes da Guiné-Bissau à 14 paquistaneses pela módica quantia de 554.000 Euros por cada, quando era chefe do executivo.

Ainda os mesmos deputados, segundo o mesmo documento, terão dito que o dinheiro daí resultante foi depositado numa conta do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e que tudo fora feito em conluio com o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira.

O colectivo de advogado dos libertadores disse no mesmo documento que Bamba Banjai e José Carlos de Macedo afirmaram que os mesmos paquistaneses teriam sido nomeados Conselheiros e que os passaportes adquiridos por aquele preço eram todos diplomáticos.

O colectivo sustentou que os dois políticos deixaram claro que falavam na qualidade de deputados, como também de dirigentes do MADEM-G15, facto que, segundo o colectivo, permite concluir que agiram a mando ou sob a autoridade da direção daquele partido político e do seu Coordenador, em especial, com o propósito de atingir a dignidade, honra e consideração de Aristides Gomes.

Em conferência de imprensa após a entrega da queixa-crime, o advogado Carlos Pinto Pereira convidou aos referidos deputados a mostrarem provas do que tinham dito, porque segundo Pereira, não basta só exibir papéis, mas sim provar as acusações.

“Temos absoluta certeza de que serão incapazes de provar no tribunal as acusações que fizeram”, afirmou Pinto Pereira, que pediu ao Ministério Público para fazer o seu trabalho.

Por outro lado, Carlos Pinto Pereira apelou ao novo Presidente do Supremo Tribunal (STJ), Mamadu Saido Baldé para ter em conta “vários processos” que já deram entrada naquela institução mas que nâo têm andamento.

Pinto Pereira disse acreditar que o novo Presidente de STJ vai cumprir a sua promessa de de dar um novo fôlego àquela instituição.

“Com isso teremos a apreciação dos casos que temos pendentes no STJ, nomeadamente, o processo relativo a confirmação da nomeação do Armando Mango como 1º vice-presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), que até ao momento presente não teve qualquer andamento”, disse Pereira.

Lamentou a forma como o processo da ocupação do lugar de 1º vice-Presidente da ANP ficou parado, acrescentando que, se é assim que as coisas vão continuar a funcionar nas instituições, deixa muito a desejar e que vão lhes obrigar a assumir outra forma de luta.

Disse esperar que o Aristides Gomes saia completamente “ilibado” das acusações e calúnias de que foram alvo, e disse que estarão para provar que tudo quanto foi afirmado não passa de uma calúnia.

Vailton Pereira Barreto, outro elemento do colectivo, sublinhou que recorreram ao tribunal para obter a justiça. “Porque é a única via legal para alcançar o esclarecimento”, disse.

Dans la même catégorie