MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / L’Agence mauritanienne d’information magnifie la visite du président Faye à Nouakchott APS SENEGAL-GAMBIE-COOPERATION / L’ambassadeur sénégalais agite l’idée d’un nouveau pont sur le fleuve Gambie APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / Gambie : l’annonce de la visite de Bassirou Diomaye Faye a suscité l’euphorie (ambassadeur) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Les secteurs prioritaires de la coopération entre Dakar et Nouakchott au cœur de la visite du président Faye – APS MONDE-SENEGAL-SOCIETE / Sadio Mané en militant de l’intelligence artificielle au service du développement

Lançado concurso internacional “ePOP” sobre crise ambiental aberto ao público geral


  3 Février      51        Environnement/Eaux/Forêts (6447),

 

Cidade da Praia, 03Fev (Inforpres) – O concurso internacional “ePOP”, com vista a dar voz a todos que enfrentam crise ambiental, acontece este ano pela primeira vez em Cabo Verde e Guiné Bissau e é aberto à população em geral.
O concurso lançado esta quinta-feira, vai até o dia 20 de Abril, ou seja, os trabalhos devem ser entregues através do site do ePOP Net Work até esta data, e em caso de dúvidas os participantes podem entrar em contacto com a coordenação através das suas redes sociais.
Organizado pela Radio France Internationale (RFI) e seus parceiros, o concurso, lançado em 2017, já vai na sua quinta edição e é aberto a todas as pessoas, incluindo cineastas e realizadores amadores talentosos empenhados na produção de vídeos.
Estas informações foram avançadas em conferência de imprensa pelo coordenador do concurso “ePOP” em Cabo Verde e Guiné-Bissau, Eddy Correia, que frisou que a competição é uma forma de sensibilizar sobre as questões de ambiente e mudanças climáticas.
“Podíamos organizar por exemplo uma conferência, convidar especialistas para vir falar sobre esses assuntos, mas pensamos que este concurso é uma forma de atingir um público mais jovem de forma mais fácil e mais moderna”, sublinhou.
A ideia, conforme ajuntou, é dar palavras àqueles que sofrem directamente das consequências das mudanças climáticas.
“Queremos que os jovens participem muito, eles que usam telemóvel todos os dias podem com os seus telemóveis fazer uma filmagem de forma horizontal. Podem ouvir testemunhos de pessoas mais idosas por exemplo para saberem como era a situação antigamente, que mudanças houve ao longo dos tempos e que consequências trouxe para suas vidas”, explicou o coordenador.
Para participar é muito simples, como disse, basta gravar um vídeo de máximo três minutos, formato horizontal 16:9, sem texto no ecrã, sem música e feito em torno de um testemunho “claro e compreensível”.
Quanto à tradução dos trabalhos, os participantes “podem ficar descansados” porque serão traduzidos pelo próprio coordenador.
do aquele responsável, o júri é composto por profissionais e parceiros de RFI, e o prémio mais importante é de 4.500 euros de bolsas de produção, mas há outros vários prémios como “especial jovem realizadora”, que é uma forma de incentivar jovens mulheres de até 25 anos a participar neste concurso.
O vídeo vencedor do grande prêmio “ePOP” vai passar nos festivais internacionais sobre ambiente e mudanças climáticas e o autor irá para França receber seu prémio, revelou Eddy Correia, sublinhando que os vencedores serão anunciados em Julho deste ano.

Dans la même catégorie