MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

Lançado projeto de estudos de viabilidade para construção do Porto Comercial e Mineiro de Buba


  29 Novembre      92        Economie (20977),

 

Bissau, 29 Nov 21 (ANG) – O Chefe es Estado, Umaro Sissoco Embaló presidiu, esta segunda-feira, ao lançamento do projeto de estudos de viabilidade para a construção do porto comercial e mineiro de Buba, zona sul do país.

Na ocasião, o chefe de Estado disse que a edificação das infraestruturas estratégicas vão permitir a diminuição das barreiras estruturais que têm condicionado, negativamente, o desenvolvimento económico da Guiné-Bissau.

Ùmaro Sissoco Embaló garantiu que o actual Governo vai marcar a diferença e deixar um legado e obras tangíveis, duráveis e estruturantes.

Acrescentou que, com o referido projeto de construção do porto de Buba, que abrange o componente ferroviária e outros complexos vai contribuir para o desenvolvimento económico e social do país e terá um grande impacto no além fronteira.

Por sua vez, o ministro dos Recursos Naturais e Energia, Orlando Mendes Viegas defendeu que os recursos naturais são para serem geridos em benefício do povo guineense, no presente e no futuro.

O governante salientou que a abordagem do porto de Buba advém da necessidade de se criar infraestruturas para a evacuação de Bauxite bruta e alumínio até ao terminal do porto de mineiro para os destinos comerciais tanto ao nível interno, assim como subregional e internacional.

Segundo Mendes Viegas, a tutela do projeto de estudos de viabilidade será assumida pelo Ministério dos Recursos Naturais e Energia mas que os Ministérios das Obras Públicas e das Finanças farão parte da unidade de coordenação.

O governo, em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento(BAD) retomou a iniciativa de construção do porto de referência de Buba e que terá componentes como vias rodoviárias, ferroviárias comerciais e infraestruturas conexas.

O estudo de viabilidade do porto de Buba é orçado em dois milhões de dólares americano e o Estado guineense contribuiu com cerca de 330 mil dólares

Dans la même catégorie