AIP Cinquantenaire de la vaccination : L’Afrique de l’Ouest et du Centre ont un taux de couverture de 70% AIP MASA : Le groupe de Jazz Akinroots gratifie le public de « Multiverse » son second album AIP MASA 2024 : deux groupes de danses artistiques illuminent la place Inchaallah de Koumassi AIP Khalil Ibrahim explique la stratégie du gouvernement pour faire de la transition numérique et de la digitalisation des réalités en Côte d’Ivoire MAP Afrique subsaharienne: Le FMI prévoit une reprise « timide et coûteuse » AGP COOPÉRATION GUINÉE-MALI : TENUE DE LA REVUE DE COOPÉRATION TRANSFRONTALIÈRE MANDIANA-YANFOLILA AGP GUINÉE/SOUTIEN AUX MÉDIAS : LE MINISTRE FANA SOUMAH REÇOIT UNE DÉLÉGATION DU HAUT-COMMISSARIAT DES NATIONS UNIES AUX DROITS DE L’HOMME AGP GUINÉE : L’OMVG FAIT LE POINT SUR LES PROJETS D’INTERCONNEXION ET D’ÉLECTRIFICATION RURALE AU PREMIER MINISTRE AGP GUINEE/ IMMIGRATION : SEPT JEUNES D’UNE MÊME FAMILLE PORTÉS DISPARUS EN LIBYE ACI Congo/Société: Trois membres du gouvernement déposent leurs déclarations de conflits d’intérêts

Legislativas antecipadas/Líder de PUN defende necessidade de combate à corrupção e desorganização no país


  30 Mai      58        Politique (25313),

 

Bissau, 30 Mai 23 (ANG)- O líder do Partido de Unidade Nacional (PUN) defendeu esta terça-feira a necessidade de combater a corrupção e desorganização na Guiné-Bissau de modo a promover o progresso e bem-estar no país.

Idriça Djaló falava em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné(ANG) no âmbito da campanha eleitoral para as eleições legislativas antecipadas, que decorre no país há mais de duas semanas e que termina no próximo dia 2 de Junho.
“A Guiné-Bissau está num nível imaginável de degradação e desorganização, devido a desordem da equipa que governou o país ao longo dos anos. Por isso, a nação guineense precisa de uma rotura total com o passado para que possa reorganizar-se, de modo a alcançar o progresso comum”, disse o líder do PUN.

Djaló salientou que o PUN é o único partido que tem a visão e um projecto de desenvolvimento da Guiné-Bissau e que por isso, deve vencer as eleições no dia 04 de Junho próximo, para que possa implementar as suas estratégias de promoção da estabilidade política e governativa, criação de um clima de paz interna, de bem-estar e de desenvolvimento nacional.

Idriça disse que o PUN tem como prioridade terminar com o sistema de corrupção e desorganização no país e construir um novo Estado com base em profissionalização, reforma e redimencionalização da Administração Pública.

“Também pretendemos implementar uma Administração Pública na qual as estruturas da Defesa e Segurança e sistemas judiciais funcionarão longe de questões políticas, para que possam garantir o progresso do país e bem do povo em geral”, contou o Presidente de PUN.

O PUN prevê ainda a construção de um Estado sem preconceitos étnicos e religiosos, ou seja, um Estado onde a prioridade das prioridades será apenas o “bem comum”.

“Não queremos um país que estará condenado a mendicidade, mas sim uma nação que criará a sua própria riqueza. Para isso, precisamos do empenho dos jovens para a promoção da riqueza interna em grande escala”, disse.

Djaló disse que a Guiné-Bissau pode criar a sua própria riqueza através das pescas, turismo, agricultura, e outros setores de atividades, e diz que o atraso do país se deve a incapacidade dos governantes .

O PUN concorreu para as legislativas do mês de Junho apenas nos círculos 02, 19,20 e 25, pelo que não concorre em 25 outros círculos eleitorais.

Perguntado ainda se acredita que as legislativas antecipadas vai tirar a Guiné-Bissau da situação de crise em que se encontra, Idriça Djal[o disse que isso dependerá do partido que terá maior representatividade no parlamento, uma vez que na sua opinião existem partidos que já demonstraram os seus fracassos.

“Na realidade, a mudança só será possível com a vitória de um novo partido, como por exemplo o PUN. Porque, se teremos como vencedores o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), a Assembleia do Povo Unido (APU-PDGB), Movimento para Alternância Democrática (MADEM) e Partido da Renovação Social (PRS) com certeza a crise permanecerá uma vez que todos eles são motivos de fracasso e de problemas da Guiné-Bissau.

Dans la même catégorie