Bissau, 08 Jun 23 (ANG) – O Secretário Nacional para Informação e Comunicação do PAIGC, qualificou de “histórica” a vitória da Coligação PAI-Terra Ranka, sobretudo para os libertadores, “porque aconteceu num momento em que o partido foi confrontado com um conjunto de situações de bloqueios”.
“A expressão popular demonstra que o PAIGC é força do povo” afirmou o Muniro Conte após a publicação, hoje, dos resultados provisórios das eleições legislativa antecipadas de 04 de Junho, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Conté disse que pediram desta vez aos seus adversários que lhes deixem governar porque ganharam sempre na urna.
A Coligação PAI-Terra Ranka foi declarada vencedora das eleições com maioria absoluta de 54 dos 102 mandatos parlamentares disputados por duas coligações e 22 partidos políticos.
Instado a falar se a PAI-Terra Ranka vai governar com outras formações politicas, Muniro Conté que a questão vai ser decidida nos órgãos do partido.
O Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), Augusto Mário da Silva, felicitou o partido declarado vencedor destas eleições legislativas.
Disse acreditar que a coligação PAI-Terra Ranka vai trabalhar para a promoção do desenvolvimento do país, democracia, diretos humanos e espírito de tolerância entre os guineenses.
Falando sobre casos de violência que ocorrem no país, Augusto Mário disse esperar que o novo governo demonstre que tenha aprendido com os erros do passado, sobretudo no diz respeito a integração política da agenda dos direitos humanos .
“Acreditamos que os direitos humanos vão ser respeitados da parte de qualquer responsavel politica e para tal, estamos dispostos, no capitulo de complementaridade, dar a nossa contribuição entre a sociedade civil e poder politico para tornar a Guiné-Bissau de gente digna”, frisou.
Em representação do Movimento Nacional da Sociedade Civil, Mamadu Queta disse esperar que o novo governo a ser formado pela Coligação PAI-Terra Ranka cumpra as promessas que fez na campanha eleitoral, para o bem estar do povo .,
Enquanto parceiro, o representante da Sociedade Civil na cerimonia de divulgação dos resultados das eleições legislativas de 04 de Junho, disse que vão trabalhar em colaboração com o executivo no sentido de se criar condições para resolução dos problemas que existem nos sectores da educação , saúde e de infra-estruturas