MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

lha do Sal: Sindicato denuncia situação dos trabalhadores da Cabo Verde Airlines “sem salário meses a fio”


  1 Octobre      112        Société (44865),

 

Espargos, 01 Out. (Inforpress) – A presidente do Sindicato dos Transportes, Comunicações e Administração Pública (SINTCAP), no Sal, denunciou, hoje, a situação dos trabalhadores da companhia aérea Cabo Verde Airlines (CVA), que não recebem salário há “meses a fio”.

Maria de Brito fez essa denúncia durante uma conferência de imprensa, esta manhã, e diante ao problema, acusa o Governo de “estar a fugir” às suas responsabilidades.

“Não pode agora o Governo fugir às suas responsabilidades, nem permitir que os trabalhadores sejam abandonados e humilhados desta forma, não sabendo, sequer até quando se manterão sem salário e sem perspectivas de melhoria de situação”, desaprovou, exigindo diligências por parte do executivo junto da administração da empresa, no sentido de pagar os salários dos trabalhadores.

“Ou que encontre, juntamente com o INPS, alguma solução que permita a todos os trabalhadores receberem, pelo menos, o total da percentagem paga aos trabalhadores em situação de lay off, e ajude aqueles, que sem rendimentos anteriores, queiram e precisam regressar à cidade da Praia onde muitos têm casa própria e parte da sua família”, alvitrou.

Segundo Maria de Brito, há três meses que boa parte dos trabalhadores da Cabo Verde Airlines vê-se sem salário, enfrentando, por causa disso, várias privações, e incapacidade para fazer face aos seus compromissos.

“Aqueles que se encontram em situação de lay off vêm recebendo apenas os 35 por cento (%) pagos pelo INPS, o que não permite a ninguém organizar a sua vida familiar e fazer face aos seus compromissos”, aclarou.

A sindicalista conta ainda, que em situação “muito mais difícil” encontra-se um grupo maior que não vê a cor do seu salário há três meses, o que, no seu entendimento, é “intolerável”.

“É sem dúvida uma situação intolerável, inqualificável e de grande desrespeito pelos trabalhadores desta empresa”, sublinhou, referindo, em tom de ironia, que “há vários meses” que o Governo “vem pedindo paciência e tempo aos trabalhadores”, alegando que o processo encontra-se em negociação com os accionistas privados.

“Os trabalhadores estão cansados, descrentes, ansiosos e desanimados, a enfrentar sérias dificuldades, e exigem do Governo uma solução substantiva para sair do imbróglio que este mesmo Governo criou”, enfatizou.

Perante o cenário que considera “grave e de grande aflição”, a sindicalista vai mais longe, apelando aos deputados na Nação e ao Presidente da República, a olharem para o problema desses trabalhadores com “humanismo e interesse”, prometendo novas formas de luta se a situação se mantiver.

Dans la même catégorie