MAP Les moyens de promouvoir la coopération agricole au centre d’entretiens entre M. Sadiki et son homologue de la Guinée-Bissau MAP CAN de futsal (Demi-finale) : Finale et ticket du Mondial pour l’Angola vainqueur de l’Egypte 7 à 3 MAP Togo: Nouveau vote des députés pour ou contre la nouvelle Constitution MAP RDC: des milliers de personnes affectées par des inondations dans l’est du pays MAP Agriculture/Irrigation : La République du Congo veut tirer profit de l’expérience marocaine (ministre congolais) MAP Agriculture : Le Cap-Vert déterminé à concrétiser sa coopération avec le Maroc (ministre capverdien) MAP L’armée nigériane tue 192 terroristes présumés en une semaine AIP Cinquantenaire de la vaccination : L’Afrique de l’Ouest et du Centre ont un taux de couverture de 70% AIP MASA : Le groupe de Jazz Akinroots gratifie le public de « Multiverse » son second album AIP MASA 2024 : deux groupes de danses artistiques illuminent la place Inchaallah de Koumassi

Literatura: Inforpress e Universidade Jean Piaget apresentam livro “A Magia das Imagens”


  15 Janvier      131        Arts & Cultures (3053),

 

Cidade da Praia, 15 Jan (Inforpress) – A Agência de Notícias de Cabo Verde (Inforpress) e a Uni-Piaget apresentaram hoje na Cidade da Praia o livro “A Magia das Imagens – Memória das Ilhas”, uma co-autoria de José Mário Correia, Gertrudes Oliveira e Wlodzmiertz Szymaniak
O livro trata-se de apresentação em imagens e textos de partes da história de Cabo Verde, através de fotografias do antigo jornal Voz de Povo, que agora é propriedade da Inforpress.
Durante a apresentação da obra, a historiadora Antonieta Lopes enalteceu o facto deste livro resultar de uma parceria entre duas instituições e ter sido escrito a três mãos, com a utilização de olhares e campos diferentes.
Antonieta Lopes destacou também a vertente histórica do livro “A Magia das Imagens” no processo de recolha das imagens ou o meio onde está inserido pelo fotógrafo quando faz a fotografia.
A questão da educação, através da apresentação de fotografias das escolas, e religiosa, com a presença de igrejas, foi também enaltecida pela apresentadora, considerando que este livro demonstra o percurso da construção da sociedade.
“Há um percurso sobre construção da sociedade (…), sobre o quotidiano, com meninas que transportam água ou um sorriso de uma criança” esclareceu a historiadora.
Para concluir, Antonieta Lopes considerou que este livro é também para os amantes da história e que merece uma edição especial.
O livro retrata vários aspectos da vida do País, as vivências das ilhas, o mar, e outros momentos marcantes da história de Cabo Verde, como por exemplo o primeiro aniversário da independência nacional, os sinais da mudança e a chegada da democracia, a coabitação política, a visita do Papa João Paulo II, realizada à Cabo Verde no ano de 1990, ou a visita de Nelson Mandela a Cabo Verde, em 1994.
“A Magia das Imagens – Memória das Ilhas” conta com o prefácio da actual gestora Executiva da Inforpress, Jacqueline de Carvalho, que considera que os autores souberam “lapidar” de forma magistral esse “diamante bruto”, em forma do livro “Memórias das Ilhas” e assim valorizar um importante activo da Inforpress.
A publicação do livro contou com o apoio financeiro da Embaixada da França em Cabo Verde.
OM/DR

Dans la même catégorie