AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Literatura: Vera Duarte viaja em “Contos Crepusculares Metamorfoses” para abordar problemáticas sociais


  14 Janvier      68        Arts & Cultures (2985),

 

Cidade da Praia, 14 Jan (Inforpress) – “Contos Crepusculares-Metamorfoses” é a obra que marca a estreia da escritora cabo-verdiana Vera Duarte neste género literário, em que a desembargadora traz seis contos ligados a algumas problemáticas da sociedade cabo-verdiana.

O livro, que será lançado na tarde de hoje, às 17:00, na Biblioteca Nacional, na cidade da Praia, segundo revelou a escritora à Inforpress, é uma crítica a determinado comportamento que gostaria de ver erradicado da sociedade.

Assim, através destes contos que fazem a “efabulação” a autora aborda a problemática da pedofilia, da violência baseada no género, do machismo, da questão da emancipação e empoderamento da mulher.

“São contos com história, mas no fundo consegue-se retirar de cada um dos contos alguma ideia mestra e a ideia mestra muitas vezes é ou combater ou apoiar algo que me parece deve ser combatido ou apoiado ou aplaudido”, precisou Vera Duarte.

No fundo, adiantou, é a literatura a lançar um olhar crítico sobre a sociedade cabo-verdiana e a “trazer alguma achega” em prol da liberdade, da dignidade e de outros valores que “movem a sociedade e que gostariam de ver implantado e segmentado na sociedade”.

Em todos esses temas, informou, há uma espécie de “efabulação” que a leva a recorrer a este estilo do “realismo mágico” para lhes enquadrar.

“Eu não quero dizer muito para não revelar a essência dos contos, mas em cada um deles alguns dos personagens depois, por um motivo e por outro, se transformam como se fosse uma espécie de castigo por algum acto que eles tenham cometido, então daí é que ao ver esta linha comum ao aproximar os seis contos vem esse nome de metamorfose”, adiantou.

A desembargadora, poeta e ficcionista, que ao longo da sua vida literária aventurou-se sempre pela poesia, romance e ensaios, espera que o público possa participar nesta “festa” de lançamento e tenha a oportunidade de ler esta obra, que, a seu ver, está “muito apelativa”.

A apresentação deste livro, com a chancela da Livraria Pedro Cardoso, estará a cargo da escritora Maria Augusta Teixeira (Mana Guta) e da activista social Graça Sanches.

Para além de “Contos Crepusculares-Metamorfoses”, a escritora conta ainda em meados deste ano dar à estampa um novo livro de romance e na forja estão ainda mais dois livros.

AM/ZS

Dans la même catégorie