AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Luís Filipe Tavares reconhece o “trabalho incansável” dos diplomatas cabo-verdianos em prol do desenvolvimento do país


  18 Août      32        Politique (25166),

 

Cidade da Praia, 18 Ago (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, reconheceu hoje o “trabalho incansável” que os diplomatas cabo-verdianos têm feito em prol do desenvolvimento do país, desde há 45 anos a esta parte.
“Se Cabo Verde é o país que é hoje, é graças à sua “diplomacia activa e competente” e, sobretudo, que põe os interesses do país acima de tudo.
Segundo Luís Filipe Tavares, todos estes instrumentos contribuíram de “forma indelével” para o patamar onde se encontra hoje.
O governante fez essas considerações no acto de abertura do Ateliê Temático sobre o Financiamento do Desenvolvimento e Novo Paradigma da Diplomacia pós-Pandemia Covid-19.
Para Luís Filipe Tavares, a diplomacia cabo-verdiana é algo que, inquestionavelmente, “orgulha a todos”, mas os desafios de hoje, disse, “são de outra natureza e mais complexos”, o que demanda “novas capacidades e atitudes”.
Para ele, a actual conjuntura requer uma diplomacia “mais integrada” em espaços políticos e económicos, que lhe projectem a outros níveis e propiciem outras oportunidades “mais consentâneas” com as ambições de Cabo Verde.
“Em face da conjuntura pós-pandemia, deveremos priorizar esses espaços [políticos e económicos] na certeza de que deveremos ter mais notoriedade nos espaços multilaterais”, indicou o chefe da diplomacia cabo-verdiana, para quem o país deve pugnar-se pelas melhores práticas internacionais em matéria de financiamento ao desenvolvimento.
Luís Filipe Tavares considera que os desafios que o país tem pela frente “são de monta”, mas que a vontade e convicções dos cabo-verdianos “são ainda maiores”, pelo que o país sairá vitorioso.
Cabo Verde, afirmou, tem uma “excelente diplomacia e quadros muito competentes que sempre fizeram um excelente trabalho”.
O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades exortou, ainda, aos diplomatas cabo-verdianas a contribuírem para o reconhecimento e afirmação de um “tratamento diferenciado” dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.
Na sua perspectiva, é “muito importante” que em 2030 o país tenha uma capacidade redobrada de apresentação de “projectos credíveis” e que a diplomacia cabo-verdiana está apta para vender, no bom sentido da palavra, o país la fora, e, para tal, são necessários projectos “consistentes e muito bem elaborados”.
“Temos que atrair muito mais investimentos para o nosso país e temos que ser muito mais pró-activos”, apontou, acrescentando que a competência dos diversos sectores é “fundamental” para, no futuro, o alavancamento da diplomacia cabo-verdiana.
Este evento, que contou com 105 participantes, entre diplomatas cabo-verdianos no exterior e especialistas nacionais e estrangeiros, foi transmitido em videoconferência.
LC/ZS
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie