MAP CAN-2025: le choix du Maroc, un soutien explicite à la candidature conjointe pour l’organisation du Mondial 2030 (Youssef Chippo) ANP Le Secrétaire général de la présidence du CNSP participe à la 67e Conférence Générale de AIEA en Autriche Inforpress Programa de segurança humana beneficia 500 pessoas na superação da covid-19 em Cabo Verde- Coordenadora Inforpress Santo Antão/Turismo: Banco Mundial financia a recuperação de quatro trilhas turísticas no município do Porto Novo Inforpress Música: Fadista Cuca Roseta realiza digressão inédita por todas as ilhas de Cabo Verde Inforpress Dia Mundial do Turismo: CMRGS promove feira para divulgar oferta da Cidade Velha-Património Mundial Inforpress Andebol: CAN’2024: Selecção vai estagiar em Outubro em Portugal MAP SM le Roi, Amir Al-Mouminine, préside une veillée religieuse en commémoration de l’Aïd Al-Mawlid Al-Nabawi Acharif MAP La CAN-2025 au Maroc, une  »magnifique nouvelle » pour les amis du royaume et du sport (Jack Lang) APS SENEGAL-RELIGION-REPORTAGE / Médina Baye : l’effervescence monte à quelques heures de la célébration

Maior festival de arte urbana do momento arranca hoje na Cidade da Praia


  10 Mars      22        Culture (1105),

 

Cidade da Praia, 10 Mar (Inforpress) – A primeira edição do TAWI FEST CV (Festival TheArtistWayIniciative Cabo Verde), o “maior festival de arte urbana do momento, arrancou esta quinta-feira, na Cidade da Praia sob o tema “Protecção ambiental”.
Nesta edição participam artistas da Holanda, Bélgica, África do Sul e de Cabo Verde (dois de São Vicente, um de rebelados e os restantes da Praia).
De acordo com a organização, consta na agenda do evento, que vai até 17 de Março, várias actividades ligadas à arte e ao ambiente, a começar com visitas a entidades e escolas.
Já no dia 11 de Março será realizada uma feira de arte, na Rua da Arte, no Bairro da Terra Branca com actividades diversas, como exposição e comercialização de obras de artistas nacionais e internacionais, música, comida tradicional, entre outros atractivos.
Conforme precisou a mesma fonte, um dos atractivos principais do festival é a pintura do mural da Escola Capelinha, no Bairro da Terra Branca, a ser realizada pelos 16 artistas convidados, de 13 a 17 de Março, e a inauguração está marcada para o último dia.
Simone Spencer, Naomi King, StudioZepa, LobsterRobin, KitsuneJolene, Isabel Lindenburg, Vera Couve, Loes Van Reijmersdal, David DiLeone Monteiro, Aires Melo, Heleno Barbosa, Bizzy Rodrigues, Sams Semedo, JusefaRabelados e Gilda Barros são os artistas participantes.
TAWI FEST faz parte de um projecto de Naomi King da Holanda e Simone Spencer de Cabo Verde, que visa desenvolver uma colaboração cultural internacional entre os países, através da organização de um festival de Arte Urbana, envolvendo 16 artistas, oito nacionais e oito estrangeiros, escolhidos de acordo com o remarcável trabalho que tem feito, relacionado ao tema proposto para esta edição.
O TAWI visa envolver estudantes, jovens e a comunidade local, tanto como visitantes, empregados, ou enquanto staff.
Os artistas convidados para o festival trabalharão em estreita colaboração com estudantes e jovens locais para partilha de conhecimento e experiência, avançou a mesma fonte.
A motivação para o projecto passa por promover o desenvolvimento de talentos, a transferência de conhecimento e a descoberta mútua, permitindo aos jovens de ambas as culturas trabalharem em conjunto e conhecerem a cultura um do outro, tendo como principal objectivo estimular o sector da arte e cultura e o sector do turismo, em Cabo Verde.
Pelo que garantiu a organização, o festival irá criar mais oportunidades de emprego nestes sectores, e a população local será beneficiada a longo prazo.

Dans la même catégorie