AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Mali/CEDEAO ameaça sancionar opositores ao seu plano de saída de crise


  28 Juillet      28        Politique (25166),

 

Bissau, 28 Jul 20 (ANG) – A Comunidade dos Estados da África do Oeste,CEDEAO ameaçou segunda-feira sancionar opositores ao seu Plano de saída de crise no Mali, que prevê manter o Presidente Keita no poder, mas defende a formação rápida de um governo de união nacional incluindo a oposição e eleições legislativas parciais.

Os 15 Chefes de Estado da CEDEAO, nomeadamente, os de Cabo Verde e da Guiné Bissau, que participaram numa cimeira virtual por videoconferência, sublinharam que adoptarão sanções « contra aqueles que praticarem actos contrários ao processo de normalização » que tem de ser implementado antes de sexta-feira.

Sob a presidência do chefe de Estado nigeriano, Mahamadou Issoufou, todos os presentes na cimeira da CEDEAO, apelaram o Mali à « união sagrada », com o objectivo de resolver a crise política que fustiga aquele país desde junho.

Para o Presidente nigeriano Issoufou é indispensável evitar o desmoronamento do Estado, o que teria consequências incalculáveis para países vizinhos e o próprio Mali, que vive uma crise de segurança há mais de oito anos seguida da crise sanitária devido à Covid.

Na sua qualidade de Presidente em exercício da CEDEAO, Mahmoud Issoufou, liderou na quinta-feira uma delegação de 5 chefes de Estado da região a Bamaco, à procura duma solução mas tal não permitiu reconciliar o poder e a oposição.

Por seu lado, o presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta, denunciou um « golpe de Estado em preparação » liderado por um influente chefe religioso, o imã ,Mahmoud Dicko, que segundo ele, quer pôr em causa a laicidade do país.

Recorda-se que a 10 de julho último, a terceira manifestação contra o poder em Bamaco, provocou incidentes graves e mortos. Uma violência que prosseguiu fora da capital nomeadamente na região de Tombuctu, no norte onde o corpo do presidente duma comuna foi encontrado crivado de balas.

Um soldado francês de origem malgache morto na quinta-feira por um carro suicida, foi homenageado esta tarde no Museu do exército dos Inválidos em Paris.

Dans la même catégorie