AIP Laurent Tchagba lance le projet de renforcement de l’alimentation en eau potable de Séguéla AIP Prières et bénédictions pour la paix à la mosquée de Gbéléban AIP Tricycles, motos, tables-bancs et ciment offerts aux populations du N’zi AIP Les cours se déroulent normalement à Toulepleu GNA GAEC inaugurates Technical Staff Association GNA Population and Housing Census to begin in April 2021 GNA Confluent Media calls for public cooperation on upcoming SDG peace survey GNA Media should be responsible in crises reporting – Oppong Nkrumah APS LE COÛT DE CONSTRUCTION DES LOGEMENTS NEUFS EN HAUSSE DE 0, 5 % AU 2E TRIMESTRE APS DES AGROPOLES POUR DÉCONCENTRER LE TISSU INDUSTRIEL

ME e secretariado executivo da CPLP promovem conferência sobre alfabetização em contexto da covid-19


  10 Septembre      4        Education (3690),

   

Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – O Ministério da Educação e o Secretariado Executivo da CPLP promovem, sexta-feira, uma conferência internacional, em formato virtual, sobre a alfabetização e educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da covid-19.

À Inforpress, a directora nacional da Educação, Eleonora Sousa, elucidou que esta actividade realiza-se com o objectivo de materializar o plano e acção da cooperação multilateral no domínio da educação da CPLP.

“Esta conferência surge na sequência da presidência de Cabo Verde, enquanto presidente ‘pro tempore’ da CPLP. E no âmbito da programação para as actividades havia já sido calendarizada esta actividade, que visa proporcionar também um espaço para a partilha de experiência entre os países membros da CPLP, em matéria da alfabetização, educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da covid-19”, avançou.

Segundo esta responsável, pretende-se por outro lado, com a conferência promover uma reflexão sobre o papel dos educadores adultos em todo esse processo de ensino aprendizagem após a crise de covid-19, considerando que o momento servirá para identificar novas estratégias para que a alfabetização e educação de jovens e adultos sejam integradas nos planos nacionais e internacionais.

O evento, que realiza-se sob o lema “O ensino da literacia e a aprendizagem durante e após a crise da covid-19 no espaço da CPLP”, está dividido em quatro painéis que terão dois temas cada e contará com intervenções de participantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O primeiro painel intitula-se “Alfabetização e Educação de jovens e adultos durante e após a crise da covid-19”. Nele serão abordados os temas “A alfabetização e educação de jovens e adultos durante e após a crise da covid-19: o olhar da UNESCO” e “Como repensar o ensino-aprendizagem dos jovens e adultos em tempo de covid-19 e após a pandemia? Quais são as orientações internacionais”.

O segundo tema intitula-se “O ensino-aprendizagem da leitura e da escrita e cálculo para os jovens e adultos e os seus educadores: principais desafios e possíveis impactos da crise da covid-19” e terá dois temas: “Como o ensino-aprendizagem da leitura, escrita e cálculo, e os educadores da CPLP podem ser afectados pela pandemia de covid-19? Um exemplo prático dentro das estratégias locais para mitigar os efeitos da covid.19 em Angola” e “Principais desafios e possíveis impactos da crise da covid-19 na vida socioeconómica dos jovens e adultos em processos de alfabetização e educação?”.

“As orientações políticas de intervenção no domínio da alfabetização e educação de jovens e adultos: desafios e perspetivas futuras e o contexto da crise da covid-19”, é o título do terceiro painel onde serão abordados temas como as “Políticas educativas adoptadas antes, durante a pandemia da covid-19: desafios e perspectivas” e “Como melhorar as políticas em matéria de alfabetização e educação de adultos para fazer face as situações de crise?”.

A ultima parte do painel da conferência intitula-se  “Alfabetização e educação de jovens e adultos: Estratégias pedagógicas e andragógicas e métodos de ensino inovadores e o contexto da crise da covid-19” e o tema será sobre as “Metodologias de ensino inovadoras no domínio de alfabetização e educação de jovens e adultos e a pandemia nos países membros da CPLP – O caso de São Tomé e Príncipe” e  “O contributo das TIC no processo de ensino-aprendizagem dos jovens e adultos em tempos de covid-19 e depois disso”.

A directora nacional da Educação almeja, neste sentido, que a conferência sobre a alfabetização e educação sirva de troca de experiências e recolha de subsídios que indiquem novos caminhos e orientações que ajudem a melhorar a capacidade de resposta para este grupo específico no espaço lusófono.

A conferência enquadra-se na comemoração do Dia Internacional da Alfabetização da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), celebrada a 08 de Setembro.

Este evento assinala assim a primeira comemoração do Dia Internacional da Alfabetização na CPLP, promovendo um momento de partilha de experiências e boas práticas entre os Estados-membros da CPLP em matéria de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos no contexto da pandemia.

Dans la même catégorie