AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Mensagem à Nação/Presidente da República qualifica o ano 2022 de difícil e de “muitos desafios”


  31 Décembre      59        Economie (20813),

 

Bissau, 31 Dez 22 (ANG) – O Presidente da República considera o ano 2022 de difícil de intensa actividade e de “muitos desafios” e que registou acontecimentos marcantes no plano nacional e internacional.

Umaro Sissoco Embalo em tradicional mensagem à nação por ocasião do Novo Ano, disse que com o mundo ainda a recuperar-se progressivamente dos efeitos económicos e sociais da pandemia da Covid-19, o ano 2022 ficou marcado pela persistência de crises políticas na sub-região e  também pelo desencadear de uma guerra na Europa.

O Presidente da República disse que, o impacto da guerra na Europa, originou a subida dos preços dos produtos alimentares e petrolíferos e teve maior incidência nos países economicamente mais frágeis  como é o caso da Guiné-Bissau.

“Neste contexto difícil, alcançamos resultados notórios em várias frentes, graças aos nossos próprios esforços internos, à cooperação e solidariedade de parceiros e amigos”, salientou.

Ùmaro Sissoco Embalo disse que, no plano externo, a Guiné-Bissau conseguiu uma maior visibilidade e credibilidade, atingindo níveis inéditos.

“Pela primeira vez, desde 1975, o Presidente da República da Guiné-Bissau, preside a Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO”, afirmou.

O Chefe de Estado frisou que, vivemos efectivamente um ano de intensa actividade diplomática, focada na promoção das potencialidades económicas, culturais e turísticas da Guiné-Bissau e numa maior atração do investimento estrangeiro, com vista ao desenvolvimento sustentável do país.

Úmaro Sissoco Embalo sublinhou que, assim, soube reposicionar-se com sucesso no concerto das nações, fazendo-se ouvir nas conferências e eventos internacionais mais relevantes.

“Participamos activamente na procura de soluções pacíficas e duradouras para os conflitos que assolam a nossa sub-região, o nosso continente e o resto do mundo”, salientou.

O Presidente da República disse que no plano interno, registou-se um salto qualitativo na luta contra a corrupção, acrescentando que vão continuar a prestar uma redobrada atenção às questões sociais, nomeadamente a educação, à saúde e, em geral às infraestruturas públicas, com vista a melhorar o bem-estar das populações.

“Importantes obras de requalificação urbana estão em curso na cidade de Bissau.Trata-se de uma transformação de que Bissau precisava e que não acontecia desde a independência”, realçou Umaro Sissoco Embalo.

Disse que os acontecimentos de 1 de Fevereiro, marcaram um dos momentos mais difíceis deste ano, e foram uma clara tentativa de reverter as mudanças positivas que estão a acontecer no país.

“No próximo dia 04 de Junho de 2023, vamos eleger os deputados à Décima Primeira Legislatura. Apelo a todos os cidadãos em idade de votar, para se recensearem de modo a cumprirem o seu dever cívico de participar nas próximas eleições legislativas. Façamos tudo para demonstrar a nossa maturidade política, dignificar a nossa democracia e a Guiné-Bissau”, apelou o Chefe de Estado.

Dans la même catégorie