GNA U-20 Women’s World Cup: Ghana suffer another humiliation to exit tournament  GNA Rana Motors partner GFA to launch Qatar OMBC project GNA Thunderstorm or rain expected over transition and northern sector this evening GNA Ghana to mark World Folklore Day with multi-national summit GNA CyberX Africa launches its conference and exhibition 2022 to enhance cyber technology GNA Renew NHIS cards with mobile renewal service – Dr Okoe Boye GNA Ghana loses more than GHc5.6 billion annually in tax revenue GNA Minister of Food and Agriculture inaugurates Twifo Oil Palm Plantation Board GNA Invest for Jobs launches Green SME Networking Festival in Kumasi GNA GIPC Boss urges private sector to explore partnerships for growth

Ministério da Educação forma “com sucesso” 38 alunos em línguas espanhola e inglesa


  16 Juin      24        Education (6443),

   

Cidade da Praia, 16 Jun (Inforpress)- A Delegação do Ministério da Educação da Praia entregou esta quarta-feira, certificados aos formandos dos cursos de Inglês Turístico e Espanhol/ Comunicate-1, no quadro do projecto AFRIMAC-II, financiado pelo Fundo Europeu , e coordenado pela Rádio ECCA-Fundação Canaria.
Ao todo, segundo afirmou à Inforpress o coordenador de Educação de Jovens e Adultos da Praia, Artur Frederico, são 38 alunos que concluíram com sucesso este curso, cujo objectivo principal é o de proporcionar aos formandos conhecimentos e uso da língua espanhola e inglesa.
“O objectivo da formação foi sempre criar um instrumento para empoeirá-los, fazendo crescer o valor acrescentado às actividades que têm estado a fazer, pois a língua é uma das maiores ferramentas que um ser humano pode ter para melhorar o seu performance na comunicação e poder vender o produto que ele faz neste caso”, explicou.
Estes dois cursos, que funcionaram em modo presencial e online, mas também através da rádio, foram destinados às pessoas que trabalham na restauração, taxistas, entre outras, sendo que a maioria dos participantes ainda não está inserida no mercado de trabalho.
O responsável destacou a importante parceria da Rádio Ecca Canárias que tem cooperado com diversos tipos de formação, nomeadamente a formação que hoje termina.
Por seu lado, a subdiretora da Área de Acção Social da Rádio ECCA, Ana Pilar Giménez, sublinhou a parceria com o Ministério da educação de Cabo Verde, mais concretamente com a Direcção Nacional da Educação, informando que remonta o ano de 1998.
“Para nós, é importante ter uma parceria muito sólida, que funciona, temos confiança e estamos a aprender mutuamente, através de intercâmbio de ideias, e queremos seguir assim durante muito tempo”, disse, acrescentando que esta formação pretende, por outro lado, ajudar as mulheres a seguirem em frente, tendo a oportunidade de ter um emprego digno e de qualidade.
A formanda Eliane Martins, por sua vez, declarou que é sempre bom aprender uma língua estrangeira e ter algo adicional ao curriculum, mais-valia que poderá ajudar na procura de emprego.
“É super-importante, tirei o máximo de proveito, nesses três meses”, disse, garantindo que a partir de agora é capaz de falar o básico de espanhol, e pede mais oportunidade para seguir o curso de espanhol do qual frequentou, como forma de aprofundar um pouco mais.
O projecto AFRIMAC-II é financiado pelo Fundo Europeu, através do Programa de Cooperação Territorial MAC-InterReg 2014-2020 e coordenado pela Rádio ECCA- Fundação Canária, a Direção Nacional de Educação (DNE), através do Serviço de Ensino Técnico-Profissional e Educação de Jovens e Adultos/Unidade de Educação de Jovens e Adultos.

Dans la même catégorie