APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Ministério da Educação introduz neste novo ano lectivo ensino das TIC no Ensino Básico


  22 Juillet      25        Education (7124),

 

Cidade da Praia, 22 Jul (Inforpress) – A ministra da Educação e Inclusão Social informou hoje que 52 por cento (%) dos agrupamentos escolares estão cobertos com laboratórios tecnológicos e que este ano lectivo vão arrancar com o ensino das TIC no Ensino Básico.
Maritza Rosabal fez este anúncio à imprensa depois de ter presidido, na cidade da Praia, à cerimónia de abertura do ateliê para repensar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em educação em Cabo Verde, destinado a todos os professores e coordenadores da área das TIC dos agrupamentos de Santiago.
A disciplina das TIC tem sido leccionado no país desde 1996, mas, segundo a governante, tem sido destinado aos alunos do secundário como uma preparação para a entrada no Ensino Superior ou para formação profissional, entretanto, neste momento o ministério quer levar esta disciplina para o Ensino Básico.
Segundo informou, neste novo ano lectivo vão introduzir módulos de 30 horas no 5º e 6º de Ensino Básico, uma vez que até agora já foram instalados 44 laboratórios tecnológicos no país, o que significa que 52 por cento (%) da rede escolar, no que diz respeito ao agrupamento, está coberto.
“Estamos a desenvolver este processo e em 2 anos temos esses 52%, mas, sobretudo, temos de desenvolver os recursos humanos, porque às vezes podemos ter equipamento, como já aconteceu, e depois não termos os recursos humanos necessários”, disse, assegurando que vão continuar neste processo de mobilização de equipamentos para as restantes escolas e que este ano vão reforçar a gestão das escolas com novos equipamentos.
Ainda, informou, vão disponibilizar um pequeno pacote que vai permitir acesso aos alunos, das zonas mais isoladas e periferias, a Tablet.
Entretanto, segundo a ministra, o grande desafio não é só disponibilizar o equipamento, mas sim é saber como é que vão capitalizar esses equipamentos e como é que os docentes se vão apropriar deste novo paradigma que são as TIC na base para a vida, isto é, no EBI.
“Todo o mundo quando termina o oitavo ano de escolaridade tem que estar preparado e familiarizado. Estamos num contexto em que as crianças têm mais domínio como utilizadores do que os próprios docentes. Isto é um grande desafio porque é utilizar as tecnologias como uma ferramenta de produção de conhecimento e de desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem”, salientou.

Dans la même catégorie