GNA NCCE trains Staff on COVID-19 vaccine GNA Methodist Church Ghana inaugurates Osu Circuit and Superintendent Minister GNA Christian Council describes the late Rt. Rev Dr Agidi as affable GNA SSNIT holds annual thanksgiving service APS WASIS DIOP : « LE DANGER DES RÉSEAUX SOCIAUX EST PIRE QUE LE COVID’’ GNA MP drills boreholes for communities in Sissala East AGP Kissidougou/Administration : Tenue du premier CAP de l’année 2021. GNA TVET Education: AAM-USTED positions itself to take the mantle GNA Oil is still crucial to global economy —Prof Alhaji GNA Nomads-farmers’ conflict: Security Analyst urges Ghana to enact Ranching Law

Ministro destaca “melhorias consideráveis” no sector agrário no Tarrafal


  12 Février      16        Politique (15376),

   

Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, destacou hoje “melhorias consideráveis” no sector agrário no Tarrafal, Santiago, com os investimentos feitos pelo Governo.
Gilberto Silva falava à imprensa, à margem da inauguração do Projecto Hidroagrícola e Projecto Construção, Reabilitação e Manutenção de Infra-estruturas Hidráulicas – Mobilização de água no Tarrafal, nas localidades de Achada Tomás e Monte Covada, respectivamente.
Sobre o projecto de mobilização de água, explicou o governante que este tem como finalidade, sobretudo, abastecer água no perímetro agrícola de Colonato, o que irá permitir, não só mais irrigação, como maior segurança na distribuição de água, menos perda, mais transparência também na distribuição de água e, se calhar também, muito mais resiliência.
“Naturalmente, com tudo isto, conseguimos mais água para os agricultores e também para criadores de gado e, acima de tudo, melhoramos a gestão, num sistema que é de longe mais resiliente e mais adaptado aos efeitos das mudanças climáticas”, acrescentou Gilberto Silva, falando ainda do impacto no aumento do rendimento das famílias que se dedicam à agricultura e pecuária no Tarrafal.
Entretanto, o governante afirmou que para que estes ganhos continuem a ser tidos é necessária uma melhor agricultura e um melhor manejo de gado, por isso entende que se deve continuar a trabalhar com agricultores e criadores de gado neste sentido.
“Estamos a falar num total de cerca de 60 mil contos investidos em todo este sistema, estamos a falar não só de vários parques fotovoltaicos instalados, estamos a falar de equipamento de furo, estamos a falar de todo um sistema de distribuição de água com novas condutas de adução, de distribuição até a parcela de agricultores, contadores, formação”, ressaltou.
Tudo isto, combinado com a subvenção para a instalação de gota-a-gota, faz o ministro entender e afirmar que, “seguramente, o sector agrário aqui em Tarrafal melhorou consideravelmente em termos de condições de produção e rendimento”.

Dans la même catégorie