MAP Bulletin économique de l’Afrique australe MAP Revue de presse quotidienne internationale africaine (RPQI – Afrique) MAP Bulletin quotidien d’informations économiques africaines MAP CAF: Ahmad Ahmad candidat pour un deuxième mandat INFORPRESS Cabo Verde assume vice-presidência executiva da Confederação Africana de Voleibol INFORPRESS Covid-19: Ulisses Correia e Silva admite que os partidos políticos estiveram “muito mal” durante a campanha eleitoral INFORPRESS Parlamento: Abraão Vicente propõe que parte da taxa cópia privada seja canalizada para cinema e audiovisual INFORPRESS Vice-PM quer que os países da CPLP partilhem suas experiências no domínio da governação electrónica GNA Traders declare support for President Akufo-Addo APS KAFFRINE : 10 % DES PARCELLES DE MIL NÉGATIVEMENT IMPACTÉES PAR L’HUMIDITÉ (DRDR)

Ministro diz que ano agrícola tem tido um decurso “muito satisfatório” em São Vicente


  5 Octobre      11        Agriculture (1631),

   

Mindelo, 05 Out (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, considerou que o ano agrícola tem tido um decurso “muito satisfatório” na ilha de São Vicente, tal como acontece nas outras ilhas.
Segundo Gilberto Silva, que falava ,este sábado, à imprensa durante visita aos projectos tutelados pelo seu ministério em São Vicente, a ilha tem uma “produção normal”, há “boas perspectivas” a nível de irrigação e São Vicente está entre as ilhas “com maior parque de tamareiras”, ou seja, 120 hectares de terreno.
O governante salientou ainda que os diques fizeram uma “boa retenção de água”, com infiltração na zona do Calhau, e poços que se encontravam secos agora têm uma coluna de água “bastante razoável” para a produção nos próximos meses.
Gilberto Silva afirmou também que os projectos do ministério que tutela em São Vicente têm bons resultados.
Caso concreto, assinalou, o projecto-piloto ara o tratamento da água que vem da Estação de Tratamento das Águas Residuais (ETAR), da Ribeira de Vinhas, para a utilização na agricultura.
“É um projecto que de facto utiliza uma tecnologia moderna para o tratamento da água e que já começou a funcionar e nós vamos acompanhar. Trata-se de uma produção de cinco a seis toneladas por hora durante 24 horas o que vai permitir a irrigação de quatro hectares de terreno por gota-a-gota”, concretizou Gilberto Silva.
O mesmo referiu que, neste momento, o Ministério da Agricultura está a iniciar uma colaboração com os agricultores para fazer o seguimento agronómico da produção com dados relevantes, o que, segundo o ministro, vai permitir massificar essa experiência feita na Ribeira de Vinhas.
Para Gilberto Silva, este projecto também prova que se há ilha onde a abordagem da economia circular no sector de água vai funcionar é São Vicente.
Porque, explicou, há “bastante produção” de água dessalinizada e há muita gente ligada à rede de esgoto, porque é das ilhas onde a “rede de esgoto é mais massificada”, e, por isso, é muita água que chega à Ribeira de Vinhas.
Este projecto-piloto, adiantou, será massificado e será integrado no pacote de 35 milhões de Euros contraídos por Cabo Verde junto do governo da Hungria para investir em sistemas de dessalinização de água salobra, reutilização, tratamento e reutilização das águas residuais no País.
Gilberto Silva também visitou o projecto de captação de água das chuvas do agricultor Amílcar Lopes, o projecto de abastecimento de água para pecuária no Norte de Baía e Salamanca e os diques de retenção na zona de Calhau.
Nessas visitas constatou que “são projectos bem elaborados, bem executados”.

Dans la même catégorie