AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Ministro diz que ano agrícola tem tido um decurso “muito satisfatório” em São Vicente


  5 Octobre      47        Agriculture (4121),

 

Mindelo, 05 Out (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, considerou que o ano agrícola tem tido um decurso “muito satisfatório” na ilha de São Vicente, tal como acontece nas outras ilhas.
Segundo Gilberto Silva, que falava ,este sábado, à imprensa durante visita aos projectos tutelados pelo seu ministério em São Vicente, a ilha tem uma “produção normal”, há “boas perspectivas” a nível de irrigação e São Vicente está entre as ilhas “com maior parque de tamareiras”, ou seja, 120 hectares de terreno.
O governante salientou ainda que os diques fizeram uma “boa retenção de água”, com infiltração na zona do Calhau, e poços que se encontravam secos agora têm uma coluna de água “bastante razoável” para a produção nos próximos meses.
Gilberto Silva afirmou também que os projectos do ministério que tutela em São Vicente têm bons resultados.
Caso concreto, assinalou, o projecto-piloto ara o tratamento da água que vem da Estação de Tratamento das Águas Residuais (ETAR), da Ribeira de Vinhas, para a utilização na agricultura.
“É um projecto que de facto utiliza uma tecnologia moderna para o tratamento da água e que já começou a funcionar e nós vamos acompanhar. Trata-se de uma produção de cinco a seis toneladas por hora durante 24 horas o que vai permitir a irrigação de quatro hectares de terreno por gota-a-gota”, concretizou Gilberto Silva.
O mesmo referiu que, neste momento, o Ministério da Agricultura está a iniciar uma colaboração com os agricultores para fazer o seguimento agronómico da produção com dados relevantes, o que, segundo o ministro, vai permitir massificar essa experiência feita na Ribeira de Vinhas.
Para Gilberto Silva, este projecto também prova que se há ilha onde a abordagem da economia circular no sector de água vai funcionar é São Vicente.
Porque, explicou, há “bastante produção” de água dessalinizada e há muita gente ligada à rede de esgoto, porque é das ilhas onde a “rede de esgoto é mais massificada”, e, por isso, é muita água que chega à Ribeira de Vinhas.
Este projecto-piloto, adiantou, será massificado e será integrado no pacote de 35 milhões de Euros contraídos por Cabo Verde junto do governo da Hungria para investir em sistemas de dessalinização de água salobra, reutilização, tratamento e reutilização das águas residuais no País.
Gilberto Silva também visitou o projecto de captação de água das chuvas do agricultor Amílcar Lopes, o projecto de abastecimento de água para pecuária no Norte de Baía e Salamanca e os diques de retenção na zona de Calhau.
Nessas visitas constatou que “são projectos bem elaborados, bem executados”.

Dans la même catégorie