GNA NPP Parliamentary Candidate for Bibiani seeks God’s Protection GNA Unemployed grabbed over auto theft GNA Lucky Ayisah wins 2020 Gold Fields PGA Championship APS DES INGÉNIEURS CHINOIS SERONT LÀ AU MOIS DE DÉCEMBRE POUR LA RÉHABILITATION DU STADE, SELON MATAR BA APS A NIAMEY, L’OCI ADOPTE UNE RÉSOLUTION CONTRE LE TERRORISME AIP Côte d’Ivoire-AIP/Journée internationale des droits de l’enfant: les parents appelés à entourer leurs enfants d’amour AIP Côte d’Ivoire-AIP/ 270 jeunes de Bédiala bénéficieront de financements d’ici fin 2020 (Ministre de la promotion de la jeunesse) AIP Côte d’Ivoire –AIP / Réhabilitation prochaine du barrage Tialoni (Boundiali) APS L’ANPS OFFRE DES KITS SANITAIRES AUX JOURNALISTES SPORTIFS DE THIÈS APS UN PROGRAMME NATIONAL DE RENOUVELLEMENT DU PARC PIROGUIER LANCÉ À MBOUR

Ministro do Interior recomenda cumprimento do acordo assinado com motoristas


  19 Novembre      7        Société (25409),

   

Bissau,18 nov 20 (ANG) – O ministro do Interior Botche Candé advertiu quarta-feira aos agentes reguladores de trânsito para cumprirem “escrupulosamente” o acordo firmado com a Federação das Associações dos Motoristas da Guiné-Bissau que permitiu o levantamento da greve de cinco dias.

De acordo com a Rádio Capital, a advertência de Botche Candé foi feita na cerimónia de reconhecimento pelo colectivo de jovens visionários para as acções concretas do trabalho levado ao cabo pelo ministro do Interior naquela instituição. O grupo também agraciou o  ministro da Educação Nacional pelas mesmas razões.

Na ocasião, Candé promete punir qualquer Policia de Trânsito que praticar actos ilícitos nas vias públicas.

“Hoje em dia, após a greve, não se vê nenhum policial nas estradas do país, controlando as viaturas ou aplicando multas na base da lei e de forma irregular, porque estão a cumprir exatamente o acordo assinado entre o governo e a Confederação de Motoristas”, disse.

Por outro lado,  o ministro da Educação Nacional, Arceni Djibril Baldé acusa os sucessivos governos de cometerem falhas ao institucionalizar a carga horária nas escolas públicas.

Informou que o Conselho de Ministros decidiu revogar o decreto que institucionalizou a carga horária no ensino público guineense.

“Nas nossas reuniões de concertação permanente com os sindicatos, chegamos a um acordo em que o governo assumiu que houve uma falha de governação e que existe o Decreto 22 de 2006 que institucionaliza a carga horária ou seja cria diferença na grelha salarial dos professores do ensino básico e secundária « , disse o ministro da Educação.

Arceni Baldé disse que teve aval no Conselho de Ministro para assumir a dívida  de Novembro de 2019 à Novembro 2020.

“Hoje o reconhecimento que estou a assistir se deve também ao apoio do governo em relação a carga horária, e ficou  assente que o executivo assume essa dívida e vai revogar o decreto de 22 de 2006 que institucionalizou a carga horária”, esclareceu.

O ministro da educação afirmou  que o executivo conta dispor de  um financiamento para o Plano de Contingência para o sector educativo.

Disse  que a instituição se depara com algumas dificuldades, “porque o Plano assusta à algumas pessoas, ao verem o valor 280 milhões de dólares  ou seja são mais de 170 mil milhões de francos cfa”.

“Estamos a falar da educação e ela é custosa em qualquer parte do Mundo”, disse.

O governante disse que tem tido dificuldades em conseguir apoios mas que os parceiros tradicionais do Ministério, nomeadamente o Banco Mundial, Fundo das Nações Unidas para a Infância, Plan Internacional, PAM, Parceria Mundial para Educação e agora a União Europeia e demais parceiros já  manifestaram a disponibilidade de  apoiar o Plano.

O porta voz do Colectivo dos Jovens Visionários, Iaia Djamanca explicou os critérios observados na selecção dos Ministérios  mais destacados na governação do país.

As bancadas de jovens espalhadas um pouco por todo o país tem sido recorrido para se obter perguntas tais como, “Que tipo de personalidade politica  querem? Qual eé o  papel da Comunicação Social? O papel da justiça no país? E os seus sonhos para um futuro próximo?, entre outras questões.

Segundo Djamanca, com base nos pontos apurados , o Botche Candé figura entre os melhores em termos de governação.

Disse que o ministro do Interior e o da Educação têm agora muita responsabilidade, porque o Colectivo vai continuar a acompanhar os seus trabalhos.

Dans la même catégorie