ANG Processo Eleitoral/Pai Terra Ranca exige ao GTAPE o respeito e a observância estrita da lei na atualização dos cadernos eleitorais ANP Le Conseil Régional de Tahoua tient sa première session ordinaire au titre de l’année 2024 AGP Guinée: Le comité de pilotage du Fonds de consolidation de la paix tient sa première réunion ANP 4ème session du Comité de Pilotage du Programme Régional de Développement des Chaînes de Valeurs Riz-Niger (RRVCDP) ANP Le Gouverneur de Tillabéri lance les activités commémoratives de la Journée mondiale de l’eau, Edition 2024, couplée à la Semaine nationale de l’eau MAP Afrique du Sud: les rivières et les barrages atteignent un stade de pollution irréversible (experts) ANP N’Gourti: le Préfet Issoufou Koraou lance de l’opération vente de céréales à prix modérés AIP Une multinationale prône la mobilité électrique pour une meilleure transition énergétique en Côte d’Ivoire ANG Ensino/Governo e parceiros iniciam mapeamento escolar para identificar necessidades e planear medidas ANG Política/MADEM-G15 felicita Bassirou Diomaye Faye pela vitória das eleições presidenciais no Senegal

Moradores “indignados” com transferência de doentes mentais para condomínio em Terra Branca


  29 Décembre      48        Politique (25160),

 

Cidade da Praia, 29 Dez (Inforpress) – Um grupo de moradores do condomínio Finasson situado em Terra Branca concentrou-se hoje em frente a IFH para manifestar “indignação” com a transferência provisória de doentes do hospital da Trindade para o edifício onde residem.
“Foi uma surpresa para todos os moradores que residem no condomínio Finasson, porque não sabíamos de nada e nem recebemos nenhuma informação por parte da Imobiliária, Fundiária e Habitat, S.A. (IFH) e do Rotary Club proprietário do espaço, sito no rés do chão do prédio”, referiu Domingos Assunção, presidente da comissão de moradores do condomínio Finasson.
Adiantou que receberam a notícia através de vizinhos, amigos e de alguns funcionários do hospital da Trindade residentes também no condomínio, segundo os quais existe um acordo entre o Ministério da Saúde e Segurança Social e o Rotary Club no sentido de o espaço funcionar como um hospital para doentes mentais.
Domingos Assunção considerou que a atitude do Rotary Club e do próprio ministério é “uma falta de respeito” para com os moradores, que, segundo o mesmo, “não são contra esses pacientes, mas reconhecem que este “não é o espaço adequado e apropriado” para os acolher.
Segundo informações, o Hospital da Trindade vai ser alvo de obras nos próximos dois anos, período esse que, no seu ponto de vista, poderá estender-se por muito mais tempo, já que em Cabo Verde, continuou, “nunca chegam a cumprir com o tempo estipulado para obras”.
Por seu turno, David de Pina, presidente do conselho fiscal da associação dos moradores, disse que foram surpreendidos com a notícia que este espaço vai ser utilizado para outros fins sem ser aquele que estava previsto no âmbito do contrato de compra e venda assinado com a IFH.
“Achamos que é uma falta de respeito porque a IFH não nos informou sobre o assunto. Ficamos a saber na segunda-feira, 28, e de imediato entramos em contacto com a directora comercial que se mostrou também surpresa com essa decisão”, referiu David de Pina, que disse estranhar o facto de a IHF não ter conhecimento do assunto.
O protesto, segundo o morador, é para mostrar o descontentamento dos moradores que “nem se quer foram ouvidos e informados” e que vão fazer “de tudo e recorrer a justiça”, caso for necessário.
“É inadmissível num lugar onde os nossos filhos e moradores brincam e convivem passarem a conviver com pessoas portadores de deficiência mentais que não respondem pelo seus actos”, protestou David de Pina, que considerou que a decisão deve ser suspensa para evitar “futuras situações complexas”.
Revelou que o Ministério da Saúde convocou para hoje um encontro entre os moradores, responsáveis do Hospital da Trindade, IFH e Rotary Club.
“Se a decisão for adiante, vou pedir a recessão do meu dinheiro de compra do imóvel, o montante investido em obras sendo que até ao momento temos muitos problemas pendentes que ainda não foram resolvidos”, sublinhou.
AV/AA
Inforpress

Dans la même catégorie