MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

Morte do ex-futebolista Domingos Cá é uma perda irreparável para o desporto nacional”, diz DG do Desporto


  7 Décembre      61        Société (45095), Sport (12723),

 

Bissau, 07 Dez 21 (ANG) – O Director-geral do Desporto, disse hoje que a morte do ex- futebolista internacional guineense Domingos Cá, representa uma “perda irreparável” para a classe desportiva do país.

Alberto da Silva Dias que reagia assim à morte de Domingos Cá, em declarações à Agência de Notícias da Guiné (ANG), disse que é com muita tristeza que a Direcção Geral e a Secretaria de Estado da juventude e Desporto tomaram conhecimento do desaparecimento físico do ex-internacional Domingos Cá, no domingo.

Recordou que o malogrado para além de ser jogador, também foi Dirigente Desportivo e funcionário da Secretaria de Estado do Desporto.

“Estou a falar de uma personalidade que deixou grande legado pelo desempenho demostrado neste sector, através da sua dedicação empenho e amor pelo desporto que nunca escondeu enquanto estava de vivia”, afirmou Alberto da Silva.

Acrescentou que, ao longo do percurso da vida do falecido, ele nunca se hesitou a olhar para outras opções de vida, acrescentando que o malogrado dedicou e entregou toda a sua vida ao desporto.

Segundo o DG de Desporto, Domingos Cá, conhecido no meio familiar por Agundas, formou-se como técnico de futebol na República Federal de Alemanha, e regressou ao país e foi escolhido para treinar a Selecção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau (SNFG), tendo participado em algumas edições da Taça Amilcar Cabral.

“Foi Diretor-geral do Desporto, Chefe de Secretaria de Estado de Desporto, igualmente de Património do mesmo, e também dirigentes da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB),” recordou o DG de Desporto.

A Secretaria de Estado de Juventude e Desporto está a diligenciar apoios para a familia enlutada.

Domingos Cá, natural de Bissau, falecido no passado dia 5 de Dezembro, em Portugal, aos 68 anos de idade, foi jogador, de longa carreira, na União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), teve várias internacionalizações na equipa principal da seleção nacional, e esteve igualmente uma temporada como técnico no Sporting Clube da Guiné-Bissau.

Ainda muito jovem dirigentes de Rio Ave, de Portugal vieram até Bissau buscá-lo para assinar o contrato em Lisboa. Em Portugal ainda jogou no Portimonense.
A ANG sabe de fontes familiares que os restos mortais de Agundas, vítima de doença prolongada, devem ser enterrados em Portugal, numa data por indicar.

Dans la même catégorie