Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD MAP La Côte d’Ivoire perd chaque année 80 millions de dollars en raison des effets du changement climatique (FMI)

MPLA felicita Unita pelo Congresso


  14 Novembre      37        Politique (25373),

 

Luanda, 14 de Novembro (ANGOP) – O MPLA, partido no poder em Angola, encorajou a UNITA (maior da oposição) pela realização do seu XIII Congresso Ordinário, desejando sucessos nos resultados a serem produzidos durante o conclave, que decorre de 13 a 15 deste mês, em Luanda.
Em declarações à Angop, o membro do Bureau Politico do MPLA, Mário Pinto de Andrade, disse que o seu partido sempre esteve presente em eventos do género na qualidade de convidado, esperando que tudo seja de bom durante as sessões de trabalho.
‘’Somos adversários políticos, mas não inimigos, por isso não tivemos como rejeitar um convite desta natureza. Desejamos que haja sucessos durante os trabalhos e que vença o melhor entre os cinco candidatos a ocupar à presidência da Unita’’.
Por outro lado, o presidente da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Lucas Ngonda, augurou que o evento traga bons resultados para a UNITA.
Interrogado sobre os cinco candidatos à sucessão a Isaías Samakuva, o líder da FNLA disse fazer parte da democracia interna, já que o seu partido também já teve quatro candidatos numa das eleições.
Enquanto isso, o Secretario Geral da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA -CE), Rafael Aguiar, disse esperar que os candidatos tenham sabido apresentar o seu manifesto junto do eleitorado durante a campanha.
‘’Esperamos que a Unita, na qualidade do principal partido de oposição em Angola, saiba conduzir com sucesso este congresso e que alcance bons resultados durante os debates’’, precisou.
Por outro lado, o representante do Partido Socialista português (PS), Filipe Barroso, afirmou ser um momento importante para Angola e para a própria Unita a realização deste XIII Congresso Ordinário.
Felicitou também outros dois partidos históricos em Angola, como o MPLA e a FNLA, que ao lado da UNITA continuam unidos numa convivência democrática e em paz.
Participam no congresso, que vai eleger o sucessor de Samakuva à presidência da Unita, 1.150 delegados provenientes de todo país e do estrangeiro.

Dans la même catégorie