Inforpress Basquetebol: Emanuel Trovoada orienta “Campus” de treinamento para jovens atletas no pavilhão Vává Duarte ANG Processo Eleitoral/Pai Terra Ranca exige ao GTAPE o respeito e a observância estrita da lei na atualização dos cadernos eleitorais ANP Le Conseil Régional de Tahoua tient sa première session ordinaire au titre de l’année 2024 AGP Guinée: Le comité de pilotage du Fonds de consolidation de la paix tient sa première réunion ANP 4ème session du Comité de Pilotage du Programme Régional de Développement des Chaînes de Valeurs Riz-Niger (RRVCDP) ANP Le Gouverneur de Tillabéri lance les activités commémoratives de la Journée mondiale de l’eau, Edition 2024, couplée à la Semaine nationale de l’eau MAP Afrique du Sud: les rivières et les barrages atteignent un stade de pollution irréversible (experts) ANP N’Gourti: le Préfet Issoufou Koraou lance de l’opération vente de céréales à prix modérés AIP Une multinationale prône la mobilité électrique pour une meilleure transition énergétique en Côte d’Ivoire ANG Ensino/Governo e parceiros iniciam mapeamento escolar para identificar necessidades e planear medidas

Música: Ga da Lomba lança novo videoclip “afrokabuverdianu” com um toque especial de gaita e ferro


  4 Février      175        Musique (511),

 

Cidade da Praia, 04 Fev (Inforpress) – “Afrokabuverdianu” (Afro-Cabo-verdiano) é o novo ‘single’ do rapper Ga da Lomba que conta com a participação do artista Kuumba Cabral, numa fusão entre o rap e o funaná.

Segundo a produtora Parallax, “Afrokabuverdianu” é o primeiro ‘single’ do novo álbum de Ga Da Lomba cujo título será revelado “brevemente”.

Em declarações à Inforpress, Ga da Lomba contou que esta música é uma “junção” do rap e funaná e a intenção é levar os cabo-verdianos a posicionarem-se como africanos e impedir o racismo contra outras raças.

“Eu considero-me africano. Sei que viemos de pais portugueses e mães africanas, mas há pessoas que têm linhagens portuguesas, outros africanos, e existe também uma mistura e nós fazemos parte do continente africano, por isso devemos aceitar a nossa identidade”, advogou.

Esta música, ajuntou, é para demonstrar “mais respeito” com os “irmãos africanos” e não só, pois, segundo sublinhou, eles também são “seres humanos e merecem ser bem tratados, sem racismo”.

Assim como no seu último trabalho “Wata Fosi Mo Ka Ta Intenden”, com parceria do artista Princezito, Ga da Lomba volta a fazer uma combinação entre os beats “hip hop”, ferro e gaita e o batuco.

“Nessas últimas músicas tento mostrar a nossa identidade e a nossa cultura no hip hop crioulo, pois o hip hop é americanizado e, porque não trazer esse ritmo misturado com os nossos instrumentos”, frisou.

Ga da Lomba, que defende a igualdade entre os povos, apela aos cabo-verdianos a aceitarem-se como cabo-verdianos e com “muito orgulho”, e sem se superiorizarem e nem inferiorizar as outras raças.

O videoclipe deste single, produzido por Square Films, divulgado no dia 31 no Youtube já conta com mais de 10 mil visualizações.

Clovis Graziani da Lomba mais conhecido por “Ga da Lomba” (anteriormente Ga Pizada) nasceu na Praia, nos anos de 80 e desde criança é apaixonado pela música, nomeadamente pelo hip hop.

Foi ainda no liceu que começou as primeiras incursões por este estilo, num tempo em que as influências musicais dos Estados Unidos da América eram notórias. Fez parte de vários grupos de rap durante o liceu. Nessa época adoptava o nome artístico “Ga Pizada”.

Quando estava no 11º ano do liceu, emigrou para os EUA, onde vivia o seu pai. Ali participou em várias festas e espectáculos sempre como MC e rapper.

“Dupla personalidade, Pizada vs Da Lomba” é o primeiro trabalho discográfico do rapper que foi dado à estampa em finais de 2017.

Dans la même catégorie