GNA GJA condemns threat against Parliamentary Press Corps GNA Parliament and media must cooperate in the national interest – Ayeboafoh GNA GNA partners Nestle Ghana on social campaign on iron deficiency GNA Countries must be ready to deal with possible first case – WHO GNA Practice good lifestyles and eating habits-Prof Akosa GNA Ghanaian students in China have receives funds GNA Lancaster University Ghana appoints Prof McIver as new Provost GNA Award scholarships to poor but brilliant students – GRASAG GNA Parliament approves proposed $993m multi-purpose Pwalugu Dam project GNA Internal Auditors need autonomy to end corruption- Domelevo

Música: ‘Kulpa dKes MCs’ é o novo single de Hélio Batalha


  14 Février      9        Arts & Cultures (911),

   

Cidade da Praia, 14 Fev (Inforpress) – ‘Kulpa dKes MCs’ é o nome do mais novo single do ‘rapper’ cabo-verdiano Hélio Batalha, lançado hoje nas plataformas digitais.
Conforme avançou Hélio Batalha, na nova faixa musical debruça-se sobre temas como o amor, a separação e a dor da perda. A mesma, ainda segundo a artista, é do estilo rap crioulo, mas com toques do R&B.
O videoclipe da música, lançada por ocasião do Dia dos Namorados, que se assinala hoje, 14 de Fevereiro, só nas primeiras horas, já alcançou perto de 10 mil visualizações na plataforma YouTube.
No ano passado, também por ocasião do dia dos namorados, Hélio Batalha juntou-se à Elida Almeida para lançarem single “Final Feliz”, como forma de presentear os fãs.
A música que aborda o amor e a reconciliação e mostra que, apesar dos problemas, é possível ter um final feliz num relacionamento, já ultrapassou os dois milhões de visualizações no YouTube.
Hélio Batalha começou a sua carreira musical em 2007, num concurso radiofónico promovido pelo Ministério da Saúde, em colaboração com a rádio Praia FM, obtendo a primeira classificação.
Mais à frente, lança três ‘mixtapes’ (Golpe de Stado I – 2010, Golpe Stado II -2012, Selvas de Pedras -2014) que lhe foram tornando um dos nomes mais apreciados do ‘rap’ crioulo.
Em 2013, faz a sua primeira participação num projecto internacional “Dreamers”, um intercâmbio que o levou a Itália.
Desde então, continuou lançando vários trabalhos e participando em vários eventos da cidade. Entretanto, tudo mudaria em 2016, quando vence na categoria de artista revelação nos Cabo Verde Music Awards, devido ao “mega fenómeno” da sua música e videoclip “Oh ki fome txiga”.
Nesse mesmo ano, foi um dos artistas seleccionados para o Atlantic Music Expo, tendo sido elogiado como um dos melhores `showcases´, valendo-lhe um destaque no caderno cultural do New York Times.
Seguiram-se várias digressões para dentro e fora do país, tendo actuado na Suíça e em Portugal. Em finais de 2016, lança o seu primeiro álbum intitulado “Karta D´Aforria”.
Em 2017, completou 10 anos de carreira e é presença assídua em todos os festivais de música e principais eventos culturais do seu país, com perspectiva de várias digressões.
Em Dezembro do ano passado, Hélio Batalha juntou-se ao “rei do funaná” Zeca di Nha Reinalda para trazer “Nha Rap é Bensom”, música que retrata a trajectória deste jovem como MC e debruça-se essencialmente sobre os seus momentos “altos e baixos”.
Conhecido como “a voz dos guetos”, Batalha é já um dos pilares do hip hop cabo-verdiano e lusófono, contando com participações em músicas de vários outros artistas reconhecidos, como Dino de Santiago, Negro Bey, Kady Soulsista, Mayra Andrade, entre outros.
GSF/JMV

Dans la même catégorie