AGP Guinée : Les résultats des travaux de recherche de la Station scientifique des Monts Nimba présentés aux autorités AIP Des décideurs portuaires renforcent leurs capacités en gestion de crises AIP Anne Ouloto appelle à la digitalisation complète de la chaîne des concours administratifs et ceux de l’ENA AIP La SFI souhaite atteindre la barre de 240 milliards de FCFA d’investissement en Côte d’Ivoire d’ici fin 2024 AIP Le président du COSIM apporte son soutien aux populations déguerpis d’Attécoubé AIP Une conférence sur l’économie et la gouvernance se tiendra le 27 mars à Abidjan AIP Le ministre de la Transition Numérique annonce la reprise des services de l’internet MAP Match amical Maroc/Angola: conférence de presse de Walid Regragui, jeudi à Agadir MAP Zimbabwe: hausse de 21% du taux de criminalité au 4ème trimestre 2023 (Agence) ATOP les résultats de la prévision des caractéristiques agro-hydro-climatiques au sud du Togo diffusés

Nigéria/Confrontos violentos em Lagos e morte de várias pessoas por forças de segurança


  22 Octobre      35        Société (44769),

 

Bissau, 22 Out 20 (ANG) – As Nações Unidas e a União Europeia condenaram hoje a brutalidade policial na Nigéria e exigiram a responsabilização dos autores da repressão de terça-feira, que causou vários feridos e mortos em Lagos. Reacções violentas esporádicas prosseguiram na quarta-feira em Lagos, através do incêndio de prédios e de confrontos esporádicos entre manifestantes e forças policiais.

Testemunhas afirmaram que homens armados dispararam na terça-feira à noite contra uma multidão de cerca de mil pessoas em Lagos, para obrigá-la a dispersar, depois do recolher obrigatório decretado para pôr fim a vaga de protestos contra a brutalidade policial, assim como os profundos males sociais que afectam a população.

O tiroteio ocorrido na capital económica nigeriana desencadeou uma condenação por parte da comunidade internacional, enquanto o Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, lançou um apelo à calma, sem fazer uma alusão directa aos incidentes de terça-feira.

O governador do Estado de Lagos, Babajide Sanwo-Olu, tinha inicialmente rejeitado a existência de vítimas fatais, mas depois anunciou que as autoridades estavam a investigar sobre a morte de uma pessoa, provocada, segundo ele, por um traumatismo craniano.

Sanwo-Olu, acrescentou que 25 pessoas tinham sido feridas e que um inquérito será efectuado sobre a actuação dos militares e da polícia , no decurso dos violentos confrontos.

O exército nigeriano que recusou o pedido da agência France Presse para comentar os confrontos de terça-feira, desmentiu o envolvimento de militares no tiroteio, que marcou os incidentes.

Na quarta-feira, o centro de Lagos, cidade de 20 milhões de habitantes, estava deserto e as lojas fechadas, como consequência do recolher obrigatório.

Segundo jornalistas da AFP, no centro de Lagos alguns prédios estavam em chamas e militares patrulhavam as ruas.

De acordo também com Babajide Sanwo-Olu, os confrontos em Lagos, representam a noite mais difícil vivida pelo seu Estado, se considerarmos, na sua opinião, que as forças de segurança sob o seu controlo escreveram com notas sombrias uma página da sua história ».

Segundo a organização não-governamental, Amnistia Internacional, pelos menos doze pessoas foram mortas pelos militares e as forças policiais, que dispararam na noite de terça-feira contra os manifestantes em Lagos.

Na origem dos protestos contra a brutalidade policial em Lagos, está a brigada FSARS ( Federal Special Anti-Robbery Squad) fundado em 1992 por Simeon Danladi Midenda, para lutar contra os roubos e a criminalidade associada aos mesmos.

De acordo com os seus detratores o esquadrão conhecido em Lagos pelo vulgo, SARS, à medida que os anos passavam tornou-se uma força de opressão dos habitantes do Estado, devido à sua brutalidade e métodos de extorsão.

O FSARS foi dissolvido em 2017 pelas autoridades nigerianas, mas segundo os manifestantes de Lagos, a brutalidade e a agressividade policiais idênticas às praticadas pelo esquadrão permaneceram.

Dans la même catégorie