ANG Associação Anticorrupção defende aplicação da lei de Declaração de Bens pelos titulares de cargos públicos AGP Labé-Société : 16 jours d’activisme contre les violences faites aux femmes et aux filles. AGP Kaloum-Administration : Le Budget remanié passe de 52 milliards à moins de 13 milliards de fg ANG Ministra da saúde denuncia desaparecimento de mais de 60 milhões de fcfa nos cofres do hospital Simão Mendes ANG CONAEGUIB apela ao governo para evitar nova paralisação no sector ANG “O bolo orçamental para o sector da saúde não é suficiente para financiar actividades”, diz Magda Robalo AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Un cadre de Sikensi exhorte les populations à vivre ensemble dans la paix AIP Côte d’Ivoire-AIP/ La bibliothèque de l’EPP Magic System de Bangolo assidûment fréquentée par les élèves AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Un dealer écope de trois ans de prison ferme à Danané ANG “A Guiné-Bissau não tem avançado no seu desenvolvimento humano” diz Tjark Egenhoff

Nova presidente da ARAP promete trabalhar com foco na transparência


  14 Novembre      1        Emploi (163),

   

Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – A nova presidente do conselho de administração da Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas (ARAP), prometeu hoje trabalhar com foco na transparência na utilização dos bens e recursos públicos e melhorar os procedimentos com a revisão do quadro legal.

Durante a sua intervenção na cerimónia de posse, Samira Fernandes Duarte assegurou que vão cumprir com os compromissos no quadro da regulação e contratação pública, com rigor, imparcialidade na análise da contratação pública dando contributo para que Cabo Verde seja um país cada vez mais transparente na utilização dos bens e recursos públicos.

Segundo disse, os desafios passam por promover a boa afectação dos recursos, poupança interna evitando gastos desnecessários, gestão rigorosa, consolidar a credibilidade externa, diminuir o risco de inflação, investir na formação dos agentes económicos, racionalizar os meios fomentando a concorrência e o investimento tendo como foco o bem colectivo.

“Neste quadro, impõe-se a ARAP a disponibilização de mais informação, pedagogia, proactividade na aquisição, sendo que a nossa visão será de melhorar os procedimentos com a revisão do quadro legal, dar um enfoque na plataforma digital proporcionar a celeridade na actuação com rigor e profissionalismo”, prometeu.

Para a nova presidente, trata-se de um sector vital para o desenvolvimento económico do país, que, segundo a mesma, traz sempre consigo a procura de equilíbrio entre o crescimento e a condição prévia de desenvolvimento e a necessária procura de equidade.

Na ocasião assegurou que pretendem ainda contribuir para o desenvolvimento da economia com medidas assertivas e pragmáticas direccionadas para o crescimento e maturidade do ecossistema nacional de contratação pública tanto dos agentes económicos públicos como os privados.

“Temos indicadores claros de desenvolvimento alinhado com a política nacional de transparência e produtividade e ultrapassaremos as dificuldades e limitações com o trabalho colectivo aliado aos desafios que nos são confiados”, precisou.

Por seu turno, o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, mostrou-se confiante de que a nova equipa vai fazer um “excelente trabalho”, sendo certo que tem a obrigação de manter o que está bem, mudar o que está mal, ajustar lá onde for necessário valorizando sempre o trabalho feito até agora, mas sempre procurar acrescentar valor e algo adicional para um Cabo Verde melhor.

Na ocasião, agradeceu à equipa cessante que esteve à frente da ARAP durante 10 anos, que segundo o governante, trabalhou para o país ter uma entidade reguladora conhecida, credível, mas nunca esteve isenta de críticas.

O novo conselho de administração da Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas é composto por Samira Fernandes Duarte enquanto presidente do conselho, Nilda Gonçalves e Paula Figueiredo como administradoras executivas.

Dans la même catégorie